Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Evangelho do Dia: 26/02/2024 – Liturgia Diária e Mensagens Inspiradoras

    1ª Leitura – Profecia de Daniel (Dn 9,4b-10):

    4b Ah! Senhor Deus grande e terrível, que manténs a tua aliança e a tua bondade para com aqueles que te amam e observam os teus mandamentos! 5 Pecamos, cometemos injustiças, agimos com impiedade e fomos rebeldes, afastando-nos dos teus mandamentos e das tuas leis. 6 Não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, aos nossos príncipes, a nossos pais e a todo o povo da terra. 7 A ti, Senhor, a justiça; a nós, resta-nos apenas a confusão de rosto, como se vê hoje: a todo homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, perto e longe, em todos os países para onde os dispersaste por causa das infidelidades que cometeram contra ti. 8 Ah! Senhor, a nós resta-nos apenas a confusão de rosto, a nossos reis, a nossos príncipes e a nossos pais, porque pecamos contra ti. 9 A Deus, porém, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos rebelamos contra ele. 10 Não obedecemos à voz do Senhor, nosso Deus, para andarmos segundo as leis que nos deu por meio de seus servos, os profetas.

    Salmo – 78(79),8.9.11.13 (R. Sl 102(103),10a):

    8 Não lembres contra nós as iniquidades passadas; apressa-te, venha ao nosso encontro tua misericórdia, pois estamos totalmente abatidos. 9 Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, para a glória de teu nome; livra-nos e perdoa-nos os pecados, por amor do teu nome. 11 Chegue-nos à presença a suspirar o gemido do prisioneiro. Conforme a grandeza de teu braço, preserva os sentenciados à morte. 13 Nós, porém, povo teu e ovelhas de teu pasto, para sempre te daremos graças, de geração em geração, e de eternidade a eternidade cantaremos os teus louvores.

    Evangelho – Lucas (Lc 6,36-38):

    36 Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38 Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, será colocada no vosso regaço. Com a medida com que medirdes, sereis medidos vós também.

    O Evangelho do Dia, 26 de fevereiro de 2024, traz consigo uma profunda reflexão baseada na liturgia diária, destacando a Profecia de Daniel, o Salmo do Dia e as palavras inspiradoras do Evangelho segundo Lucas. Neste artigo, mergulharemos nas passagens bíblicas, buscando entendimento e conexão espiritual.


    ## Profecia de Daniel: Uma Jornada de Reflexão (Dn 9,4b-10)

    O texto sagrado nos conduz à leitura da Profecia de Daniel, onde somos convidados a contemplar as palavras proféticas que ecoam através do tempo. Daniel nos instiga a refletir sobre nossas próprias ações, reconhecendo a importância da reconciliação e do arrependimento. Em meio às linhas sagradas, percebemos um chamado à busca da divindade em nossas vidas cotidianas.


    ## Salmo do Dia: Uma Canção de Esperança (78(79),8.9.11.13 – R. Sl 102(103),10a)

    O Salmo do Dia ressoa como uma melodia celestial, convidando-nos a meditar sobre a misericórdia divina e o perdão. A poesia divina entrelaça-se com as experiências humanas, elevando nossos corações em gratidão. O versículo “R. O Senhor é bondoso e compassivo” nos recorda da benevolência divina, um refrão que ecoa em nossas vidas diárias.


    ## Evangelho de Lucas: Lições de Compaixão (Lc 6,36-38)

    Lucas nos brinda com as palavras de Jesus, destacando a importância da compaixão e do perdão. “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso”, proclama Jesus, instigando-nos a trilhar o caminho da benevolência. As palavras de Lucas servem como guia para uma vida cheia de compreensão e generosidade.


    ## Reflexões Diárias: Uma Jornada Espiritual

    Este dia litúrgico nos convida a uma jornada espiritual, instigando-nos a refletir sobre as leituras e mensagens divinas. A Profecia de Daniel nos lembra da importância da humildade e do arrependimento, enquanto o Salmo do Dia nos inspira a entoar cânticos de gratidão. O Evangelho segundo Lucas, por sua vez, nos guia em direção à prática da compaixão em nossas relações diárias.


    ## Conexões Espirituais e Atualidade

    As mensagens atemporais dessas passagens bíblicas não se limitam ao contexto histórico, mas transcendem as eras, oferecendo insights valiosos para as complexidades do mundo moderno. A compreensão da misericórdia, a importância da reconciliação e a prática da compaixão são temas universais, relevantes em qualquer época.


    ## Vivenciando os Ensinamentos Sagrados

    Diante dessas reflexões, somos desafiados a incorporar os ensinamentos sagrados em nossas vidas diárias. Pratique a compaixão, busque a reconciliação e viva em gratidão. Que as palavras inspiradoras dessas passagens bíblicas guiem nossas ações, promovendo uma transformação positiva em nossa jornada espiritual.


    ## Um Dia Iluminado pela Palavra

    Neste dia litúrgico, mergulhamos nas profundezas da Profecia de Daniel, nos cânticos do Salmo do Dia e nas lições de compaixão do Evangelho de Lucas. Que essas palavras sagradas iluminem nosso caminho, proporcionando paz, entendimento e amor em nossas vidas.


    Com informações do canal de youtube de Glória a vos senhor – Foto: divulgação