A Igreja celebra nesta terça-feira, 30 de abril, a memória litúrgica de São Pio V, papa dominicano que liderou a Igreja Católica durante um dos períodos mais desafiadores da história da fé: a Contrarreforma.
De frei dominicano a Papa
São Pio V nasceu com o nome de Antônio Miguel Guislieri e ingressou na ordem dos Dominicanos aos 14 anos. Ao longo de sua vida, ocupou diversas funções eclesiásticas até ser eleito papa em 1566.
Defensor da fé e da cristandade
Durante seu pontificado, destacou-se por sua firmeza doutrinária e pelo combate à heresia. Sua liderança foi decisiva na Batalha de Lepanto, em 1571, quando as forças cristãs derrotaram os muçulmanos. Em agradecimento, instituiu a festa de Nossa Senhora do Rosário.
Ele também formou a Liga Santa para conter o avanço muçulmano na Europa e fez valer as decisões do Concílio de Trento em diversos países.
Reformas e caridade
São Pio V realizou reformas significativas: publicou novos textos do breviário, missal e do catecismo romano. Implantou estruturas de apoio aos pobres e promoveu melhorias sanitárias em Roma.
Reduziu os gastos do Vaticano, combateu o nepotismo e exigiu a residência obrigatória dos bispos.
Canonização e legado
São Pio V faleceu em 1º de maio de 1572. Seus restos mortais repousam na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Foi canonizado pelo Papa Clemente X, sendo lembrado como um exemplo de firmeza, espiritualidade e amor à Igreja.
Para saber mais sobre São Pio V, acesse o site do Vaticano.
Com informações do canal de youtube de Mons Edmilson Jose Zanin
São Pio V rogai por nós que recorremos a vós amém 🙏🙏
São Pio V,,,Rogai por nós que recorremos à Voz ❤❤❤
Salve São pio❤
❤❤❤❤🎉🎉🎉🎉
🙏
Amém são pio v
São Pio v rogai por nós que recorremos a vós