Dia do Pão Francês: M. Dias Branco Esclarece 3 Mitos

Pão francês é uma das coisas que não podem faltar na mesa dos brasileiros. Pão francês, pão de sal, cacetinho, carioquinha, careca, não importa a região do país, o alimento é definitivamente o queridinho nacional. Seja no café da manhã, com aroma de pão fresquinho, ou em qualquer outro momento do dia, com manteiga, geleia, ovo e o que mais der vontade, o alimento se destaca pela versatilidade e crocância. Não à toa, há um dia no calendário dedicado a ele: em 21 de março é celebrado o Dia do Pão Francês.
Para investir na data e oferecer o melhor do pão francês, a M. Dias Branco esclarece três mitos sobre o alimento, cujo modo de preparo ideal deve contar com uma farinha de trigo levinha, soltinha e branquinha para ser saboreado em sua totalidade.
1- Por serem feitos com farinha branca, o valor nutricional do pão francês é o mesmo que do pão de forma.
Mito. A comparação entre pão de forma e pão francês depende de diversos fatores, entre eles, o uso da farinha refinada na composição, índice glicêmico, teor calórico e outros ingredientes adicionais utilizados nas receitas.
De forma geral, o pão francês é feito com menos ingredientes (farinha, água, fermento e sal), podendo ser considerado uma opção “mais simples” em termos de processamento.
2- O pão sem glúten é mais saudável.
Mito. Um rótulo “sem glúten” não traz garantia de saúde. Inclusive, as alternativas sem glúten podem até trazer maiores níveis de açúcar. O glúten é uma proteína presente também em outros cereais como o centeio, o malte e a cevada. Essa proteína é composta por duas substâncias que ajudam as massas crescerem e ficarem macias.
O glúten dá aos pães a sua forma mais fofa. Sendo assim, quando esse componente é retirado da receita, muitas vezes há a substituição por aditivos que criam uma textura similar, além de açúcar ou gordura para alcançar o sabor desejado.
3 – O pão francês deve ser excluído da dieta para emagrecimento.
Mito.O emagrecimento depende do balanço calórico geral e não da exclusão de alimentos específicos e isolados. O pão francês pode ser parte de uma dieta saudável, desde que consumido com consciência e como parte de um plano alimentar equilibrado.
Mas afinal, quais são as características de um pão francês ideal?
Casca crocante, miolo macio, aroma, formato e sabor são alguns dos atributos que destacam a qualidade do pão francês.
Para alcançar essas características, a melhor farinha é aquela obtida a partir de trigos de teor médio de proteína, com boa tolerância a processos de fermentação prolongados.
A M. Dias Branco conta com um portfólio completo de farinhas de trigo que garantem a melhor produção e entrega do pão francês. São elas: Medalha de Ouro, Medalha de Ouro Extra Clara, Adorita, Do Padeiro e Monarca.
A Companhia oferece ainda a opção de mistura pronta, criada especialmente para facilitar o preparo do alimento. Com ela, é possível economizar tempo e garantir consistência no resultado final, sem abrir mão da qualidade. Desenvolvida com trigos de alta qualidade e formulação especial, a Finna Mix proporciona pães leves, bem estruturados e com o padrão ideal que os consumidores esperam. Saiba mais em https://mdiasbranco.com.br/
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 21 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 29 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e Las Acacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação