Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Palestra Gratuita: Soluções Saudáveis para Casos de Filhos e Separação Conjugal 💔👨‍👩‍👧‍👦

    As preocupações que envolvem a separação de um casal, frequentemente, incluem o bem-estar dos filhos. Que traumas essa decisão vai gerar? Como será a nova rotina? Além disso, há questões como pensão alimentícia, guarda, moradia… “Informações corretas e o movimento em favor da conciliação podem tranquilizar os pais, fazendo com que divórcio seja menos traumático”, defende a advogada Morena Silveira, especialista em Direito de Família. Esses temas serão abordados na palestra gratuita “Filhos e separação dos pais: como ajustar?”, durante divulgação do livro “Família, Sucessões e Interdisciplinaridade”, dia 22 de março (sexta-feira), no auditório do edifício Torre Marechal. A palestra é aberta à comunidade, com vagas limitadas.

    O evento vai fornecer suporte aos pais, ajudando-os a adotar estratégias e práticas para proteger os filhos nos momentos de transição familiar. Será um marco na discussão de como as dinâmicas familiares afetam o desenvolvimento das crianças e adolescentes em contextos de separação, já que Dra. Morena Silveira é reconhecida por priorizar o entendimento nas questões de Direito de Família. “Meu desejo é cumprir um compromisso social de tornar as informações jurídicas mais acessíveis, especialmente no Direito de Família, onde aplico minha experiência como professora para contribuir com a comunidade”, afirma a advogada.

    Quando Sueli[1] procurou Dra. Morena para o encaminhamento do divórcio, 6 anos atrás, a decisão estava bastante amadurecida. “Pra mim, foi fundamental ter certeza de que havia chegado o momento ideal. Eu e meu ex-marido já tínhamos esgotado as possibilidades com terapias, conversas e acordos”, conta ela. Na época, a filha deles tinha 5 anos. “Apesar da clareza que tínhamos, eu não queria que minha filha se sentisse abandonada e tinha insegurança por não estarmos juntos como pai e mãe, porque isso significava a desconstrução da ideia de família”, reconhece.

    Para o ex-marido dela, Antônio[2], desenvolver inteligência emocional é muito importante para que o casal chegue ao entendimento sem que um sinta prazer em prejudicar o outro, afetando os filhos. “É importante procurar advogados conciliadores e psicólogos competentes que deem os alertas necessários para resguardar os filhos e as relações”, aconselha. Antônio² já havia passado por uma separação conflituosa, quase 20 anos atrás. Segundo ele, a diferença foi infinitamente maior nos custos financeiros, nos prejuízos emocionais de toda a família e no tempo perdido para exercer a paternidade com aproximação e afeto.

    No Brasil, foram registrados 386,8 mil divórcios no ano de 2021, dado mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. O levantamento aponta aumento de quase 17% em relação ao ano anterior. “Apesar de as separações estarem cada vez mais comuns, isso ainda gera muita insegurança, principalmente, por causa da preocupação com o bem-estar dos filhos”, explica Dra. Morena Silveira. Para ela, partilhar informações com fundamentação jurídica é uma forma de deixar os pais mais seguros para tomar decisões.

    Durante a separação de Sueli¹ e Antônio², Dra. Morena mediou questões como definição da pensão alimentícia, moradia da criança e guarda compartilhada. “A partir da nossa decisão de separação amigável e com mediação profissional, tudo foi mais leve emocionalmente e economicamente,” reflete Sueli¹. Apesar da compressão que tinham em relação às transformações que estavam enfrentando, não demorou a surgirem questões novas que precisaram de realinhamento com o auxílio da advogada.

    “Nós seguimos mantendo uma relação saudável em busca do bem-estar da nossa filha. Conversamos quase todos os dias, chegamos a passar Natal e Ano Novo juntos com nossos novos companheiros”, conta Sueli¹. Apesar da convivência pacífica, para ela, o ponto mais complexo foi lidar com a frustração de desmanchar a família. “Por isso foi essencial ter uma profissional humana e experiente nos acompanhando”, ressalta.

    “Família, Sucessões e Interdisciplinaridade”

    Outros casos reais serão apresentados durante o evento de divulgação do livro “Família, Sucessões e Interdisciplinaridade”, uma obra coletiva organizada por Dra. Morena Silveira, contando com contribuições de renomados especialistas nacionais na área. “Este livro representa um esforço colaborativo para explorar a complexidade das questões de família sob várias perspectivas, proporcionando uma leitura enriquecedora para profissionais da área, estudantes e qualquer pessoa interessada em compreender as nuances do Direito de Família”, explica a advogada.

    O artigo “Guarda compartilhada com dupla residência: aspectos jurídicos e psicológicos”, por exemplo, aborda a possibilidade de se estabelecer duas residências a filhos de pais separados. A psicóloga Luciana Salvador, coautora do artigo, revela que “pesquisas internacionais mostram que a dupla residência na guarda compartilhada não traz resultados negativos para o bem-estar das crianças, apontando que estas podem ter acesso a mais recursos de ambos os pais (afetivos, econômicos, sociais) nesse arranjo.”

    O livro está disponível para consulta gratuita no site https://www.integrarefamilia.com/, refletindo o compromisso da autora e dos colaboradores com o acesso democratizado ao conhecimento. A edição impressa estará disponível a preço de custo durante o evento.

    As-preocupacoes-que-envolvem-a-separacao-de-um-casal-frequentemente-incluem-o-bem-estar-dos-filhos.-Imagem-Divulgacao

    Image 1 of 5

    Práticas Reconhecidas

    O método criado pela Dra. Morena Silveira, que incluiu a fundação da empresa Integrare – Diálogos de Família, está entre as práticas reconhecidas pelo Prêmio Innovare, edição 2017. A empresa é focada em apresentar soluções para questões familiares, envolvendo profissionais de diversas áreas: médicos, psicólogos, terapeutas e até consultores financeiros.

    Dra. Morena Silveira acumula mais de 20 anos de trabalho na área de Direito de Família, com formação pela Universidade de Uberaba/MG (2002), com mestrado pela Unioeste (2021), onde é doutoranda. A profissional já atuou em três Núcleos de Práticas Jurídicas e tem 17 anos de experiência como professora de graduação e pós-graduação.

    SERVIÇO

    PALESTRA GRATUITA “FILHOS E SEPARAÇÃO DOS PAIS: COMO AJUSTAR?”

    DATA: 22 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)

    HORA: 19H

    LOCAL: AUDITÓRIO EDIFÍCIO TORRE MARECHAL (ANDAR TÉRREO)

    (R. Mal. Floriano Peixoto, 960 – Centro, Foz do Iguaçu)

    INFORMAÇÕES: 45 99117-1423

    https://www.integrarefamilia.com/

    LUGARES LIMITADOS 

    [1] Nome fictício, história real.

    [2] Nome fictício, história real.

    Izabelle Ferrari – Assessoria de Comunicação