Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Foz do Iguaçu ganha Prêmio Ibero-Americano de Destinos Turísticos Inteligentes 🏆🌎

    O município de Foz do Iguaçu foi agraciado com o Prêmio Ibero-Americano de DTI em duas categorias fundamentais: Inovação e Gestão de Dados. A premiação, concedida neste domingo (17) em Curitiba, é uma iniciativa da Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) e visa destacar práticas exemplares em países como Brasil, Colômbia, Uruguai e Peru.

    Categoria Inovação

    O projeto laureado na categoria Inovação foi a “Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência”, uma colaboração entre a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, o Sebrae Nacional e o Sebrae/PR. Essa iniciativa alinhada com a estratégia de DTI do Ministério do Turismo mobilizou uma rede de agentes para apoiar gestores estaduais, promovendo a criação de novos produtos turísticos que melhoram a experiência tanto para os residentes quanto para os visitantes. Segundo a consultora do Sebrae/PR, Maisa Silvestre, o projeto mobilizou diversos parceiros e teve um impacto significativo.

    Cronograma

    O projeto teve início em meados de 2022 e foi concluído em dezembro de 2023, com foco especial nas micro e pequenas empresas (MPE) locais. Durante esse período, as empresas do setor turístico foram capacitadas e orientadas pelo Sebrae/PR para desenvolver novos produtos, rotas e itinerários turísticos que oferecem experiências memoráveis aos visitantes e impulsionam os resultados das pequenas empresas na região de Foz do Iguaçu, no Paraná.

    Foz do Iguacu ganha Premio Ibero Americano de Destinos Turisticos Inteligentes scaled
    Foz do Iguaçu ganha Prêmio Ibero-Americano de Destinos Turísticos Inteligentes

    Novos produtos formatados

    O resultado desse esforço conjunto foi a capacitação de 30 empresas e a criação de 25 novos produtos turísticos de experiência. Esse avanço, conforme destacado por Paulo Angeli, idealizador do Festival das Cataratas e presidente do Conselho Municipal de Turismo, fortaleceu os pequenos negócios e ampliou a visibilidade de Foz do Iguaçu além de seus atrativos tradicionais.

    Reconhecimento e Agradecimentos

    O secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, André Alliana, ressaltou o reconhecimento da cidade como líder em DTI, fruto da parceria e integração das instituições locais na promoção do destino. Já a consultora Maisa Silvestre enfatizou a importância do prêmio como um reflexo do compromisso com a inovação, sustentabilidade e excelência, agradecendo a todos os envolvidos nesse processo colaborativo.

    Além dessas conquistas, Foz do Iguaçu também recebeu o selo ouro de ‘Boas Práticas em Cidades Inteligentes’ no ano anterior, consolidando seu papel como referência em turismo inteligente e inovador.

    Outros Projetos Destacados

    Além do projeto premiado na categoria Inovação, Foz do Iguaçu também se destacou em outras áreas com projetos finalistas, incluindo:

    • Sistema de Inteligência Turística de Foz do Iguaçu, da Prefeitura Municipal, na categoria Governança Turística;
    • Foz Conhecendo Foz, também da Prefeitura, na categoria Sustentabilidade Econômica e Competitividade;
    • CTI Acessível, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na categoria Acessibilidade Turística;
    • ConectaIGU, também do PTI, na categoria Tecnologia e Gestão de Dados;
    • Estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes, do Sebrae/PR, na categoria Governança Turística.

    Dentre esses projetos, destaca-se o ConectaIGU do PTI, que conquistou a primeira colocação na categoria Tecnologia e Gestão de Dados, demonstrando o alto nível de inovação e excelência dos esforços em Foz do Iguaçu para tornar-se um destino turístico inteligente.

    Reconhecimento Internacional

    O sucesso desses projetos demonstra o reconhecimento internacional de Foz do Iguaçu como um destino turístico de vanguarda, comprometido com a inovação, sustentabilidade e qualidade das experiências oferecidas aos visitantes. Essas conquistas não apenas impulsionam a economia local, mas também fortalecem a posição da cidade como referência em práticas inteligentes no setor do turismo.

    Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI)

    Essa premiação faz parte das ações previstas na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), cuja abertura oficial está programada para esta segunda-feira (18) e seguirá até terça-feira (19). O destaque de Foz do Iguaçu nesse cenário reforça o compromisso contínuo da cidade em buscar soluções inovadoras e sustentáveis para o setor turístico, contribuindo para um turismo mais responsável, inclusivo e significativo.

    Essas iniciativas refletem a colaboração e o esforço conjunto de diversas entidades e pessoas em prol do desenvolvimento de um turismo de qualidade, capaz de oferecer experiências autênticas e enriquecedoras tanto para os visitantes quanto para a comunidade local.

    Assessoria de Imprensa Sebrae Paraná – Fotos: Inove