Doenças do sono: nova campanha alerta sobre riscos 😴⚠️

A proposta pretende desenvolver programas de educação em saúde para promover a conscientização sobre a importância do sono e sua qualidade para a saúde.

As doenças do sono representam um problema de saúde pública crescente no Brasil, com consequências severas para a qualidade de vida e a saúde dos indivíduos. Dados da Fundação Oswaldo Cruz indicam que 72% dos brasileiros sofrem de alguma forma de doença relacionada ao sono. Diante desse cenário, foi aprovado na sessão plenária desta segunda-feira (24) um projeto de lei que institui a Campanha Permanente de Conscientização, Prevenção e Tratamento das Doenças do Sono no Estado do Paraná.

A proposta 460/2024, de autoria do deputado Tito Barichello (União), pretende desenvolver programas de educação em saúde para promover a conscientização sobre a importância do sono e sua qualidade para a saúde, estabelecer diretrizes para a formação e capacitação de profissionais da saúde no diagnóstico e tratamento das doenças do sono, promover pesquisas e estudos sobre o tema com o objetivo de aprimorar as práticas de prevenção e tratamento e incluir o diagnóstico e o tratamento das doenças do sono nas políticas e programas de saúde.

Entre as principais doenças do sono estão a insônia, a apneia do sono, a narcolepsia e a síndrome das pernas inquietas, que merecem atenção especial devido aos seus impactos negativos. Segundo o deputado, espera-se uma significativa melhora na qualidade de vida dos paranaenses com a implementação desta campanha. “A conscientização sobre a importância do sono, aliada à capacitação profissional e ao acesso a serviços especializados, contribuirá para a redução da prevalência e do impacto das doenças do sono, reforçando o compromisso do Estado com a saúde e o bem-estar de sua população”, justifica o texto.

PGE

Também em primeiro turno, foi aprovado o projeto de lei complementar 2/2025, que possibilita que a Procuradoria-Geral do Estado seja responsável pela defesa do governador, do vice-governador, dos secretários de Estado e de outras autoridades em demandas propostas nos âmbitos judiciais, extrajudiciais e de contas, decorrentes de atos efetivados no exercício de suas atribuições constitucionais, legais ou regulamentares, seguindo o modelo já adotado pela Advocacia-Geral da União, conforme autorização contida na Lei Federal nº 9.028/1995.

A proposta do governo também pretende realizar ajustes na nomenclatura e nos requisitos de nomeação pertinentes aos cargos de Diretor-Geral e Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado, além de incluir como fonte de receita do Fundo Especial da Procuradoria-Geral do Estado parcelas oriundas de fundos vinculados a autarquias, o que viabilizará a assunção plena da representação judicial, da consultoria jurídica e da cobrança da dívida ativa das entidades autárquicas pelo referido órgão.

A iniciativa modifica a Lei Complementar nº 26/1985, que trata do Estatuto da Procuradoria-Geral do Estado, e a Lei nº 14.234/2003, que institui o Fundo Especial da Procuradoria-Geral do Estado, além de revogar a Lei nº 18.919/2016, que permitia à Procuradoria celebrar composições em execuções fiscais.

Turno Único

O projeto de lei 233/2024, do deputado Ney Leprevost (União), que institui a Semana Cultural Aviva Litoral, a ser realizada anualmente na terceira semana de janeiro, foi aprovado em turno único. O objetivo é estimular o acesso da população às políticas públicas que garantam a expressão da arte, da cultura cristã e das ações sociais voltadas à comunidade local, com colaboração de interesse público. Os deputados aprovaram o substitutivo geral que exclui o trecho que impunha atribuições ao Poder Executivo.

Também foi aprovada a proposição 544/2024, do deputado Alexandre Amaro (REP), que concede o título de Utilidade Pública à Associação SOS Socorrendo Vidas, de Cambé. Segundo a justificativa, as ações sociais realizadas pela instituição auxiliam muitas pessoas a terem uma vida mais digna, por meio das diversas doações feitas diariamente para as famílias inscritas.

Segundo Turno

Voltou à pauta o projeto de lei 465/2024, de autoria do deputado Tito Barichello, que institui a Campanha sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica. O objetivo é aumentar a conscientização pública em relação a essa condição debilitante e complexa. “Visa não só sensibilizar a população, mas também fomentar a coleta e a análise sistemática de dados sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica”, justifica o autor. A doença é uma enfermidade neurodegenerativa progressiva que afeta os neurônios motores, responsáveis pelo controle dos músculos voluntários.

O texto avançou na forma de um substitutivo geral, alterando a Lei nº 19.690/2018, que institui o Dia Estadual de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica, celebrado anualmente em 21 de junho, e passa a incluir a campanha, ampliando esforços, proporcionando educação contínua e suporte às comunidades afetadas.

Já o projeto de lei 125/2023, dos deputados Luiz Fernando Guerra (União) e Requião Filho (PT), recebeu emenda e retorna à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto altera a Lei nº 14.855/2005, que trata dos padrões técnicos de qualidade nutricional a serem seguidos pelas lanchonetes e similares instalados nas escolas de ensino fundamental e médio, tanto da rede pública quanto das instituições particulares.

Redação Final

Quatro proposições seguem para sanção. O projeto de lei 312/2024, de autoria do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), determina a obrigatoriedade da inclusão da informação sobre o fator de alto risco na carteira de pré-natal pelos serviços de saúde públicos e privados no Estado do Paraná.

E os projetos de lei 708/2023, da deputada Maria Victoria (PP), que concede o título de Utilidade Pública ao Instituto de Arte e Cultura de Maringá, 259/2024, do deputado Soldado Adriano (PP), que institui no calendário oficial do Estado do Paraná o Dia Estadual do Compositor Musical Paranaense, a ser comemorado anualmente em 31 de março, e 715/2024, do deputado Ney Leprevost, que concede o título de Utilidade Pública Estadual ao Grupo de Capoeira Guerreiros dos Palmares.

Sessão Dupla

Os deputados estaduais participam de duas sessões plenárias nesta terça-feira (25), uma ordinária e outra extraordinária. Ambas terão transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e do canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do YouTube do Legislativo.

Com informações da Assessoria Alep – Foto: Orlando Kissner/Alep

Related Posts

Deputado Evair Vieira de Melo fala ao microfone

Simples Nacional poderá receber investimento anjo em breve

O Projeto de Lei Complementar 154/24 permite que microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que optaram pelo Simples Nacional possam receber recursos de pessoas físicas ou outras empresas,…

Leia Mais!
Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Laura Carneiro (PSD - RJ)

Novo sistema contra pedofilia cibernética é aprovado

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2746/23, do deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS), que cria o Sistema Nacional…

Leia Mais!
Audiência Pública - Homenagem ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Libras: Lei de 23 anos ainda não é cumprida, denuncia debate

Participantes de debate promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência nesta terça-feira (22) defenderam o cumprimento da legislação que obriga o uso da Língua Brasileira de…

Leia Mais!
Comissão aprova isenção de aparelhos celulares das taxas de fiscalização do Fistel - Notícias

Celulares podem ser isentos de taxas do Fistel; entenda já

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que isenta os aparelhos celulares das taxas do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). A Taxa de Fiscalização…

Leia Mais!
Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Aureo Ribeiro (SOLIDARIEDADE - RJ)

Projeto de lei permite contar trabalho voluntário para vestibular

O Projeto de Lei 4408/24 permite que instituições de ensino superior considerem a experiência em trabalho voluntário como critério de desempate ou para atribuição de pontuação adicional nos processos seletivos…

Leia Mais!
Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Bruno Farias (AVANTE - MG)

Crimes com IA contra idosos e deficientes terão penas maiores

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabelece aumento de pena para crimes contra pessoa idosa ou com…

Leia Mais!