Wagner Pacheco: Transforme suas emoções em palavras.
O vídeo começa com a ideia de que os sentimentos de um parceiro oferecem informações essenciais que precisam ser compartilhadas com o outro. Assim como a dor física é um aviso de que há algo errado no nosso corpo, as emoções, tanto agradáveis quanto desagradáveis, dirigem nossa atenção para circunstâncias importantes.
Sem emoções, não saberíamos distinguir as situações que são benéficas para nossa vida das situações que são prejudiciais. Por exemplo, a alegria que sentimos assistindo ao nascer do sol nos lembra de como é importante reservar algum tempo para admirar as belezas naturais. Sem emoções, não perceberíamos que uma determinada situação é tediosa e não faríamos nada para tornar essa situação interessante.
Sem o medo e a raiva, não saberíamos distinguir situações potencialmente danosas. Devemos, portanto, tomar nossas emoções como ponto de partida para uma reflexão, ou elas poderão produzir reações automáticas que não nos farão bem.
Emoções, pensamentos e ações são trigêmeas que precisam trabalhar juntas em harmonia. Quando percebemos uma emoção, temos que analisá-la a fim de poder ouvir a mensagem que ela está nos enviando. Usadas assim, as emoções nos levam a percepções ocultas, medos e preferências.
Quando usamos as informações oferecidas tanto pelas emoções quanto pela reflexão, podemos determinar o melhor modo de agir. O vídeo termina com a ideia de que devemos estar atentos às nossas emoções e colocar sempre nossos sentimentos em palavras.
Com informações do canal de youtube de Wagner Pacheco – Foto: reprodução