Voluntários para Operação Rondon Paraná 2025 – Inscrições Abertas!

Seleção de voluntários para a Operação Rondon Paraná 2025 vai até 15 de junho


Alunos das sete universidades estaduais podem participar como voluntários na Operação Rondon Paraná 2025, com o objetivo de promover ações de extensão universitária nas áreas da cultura, educação, empreendedorismo, meio ambiente, saúde e tecnologia. As instituições têm até 15 de junho para indicar as equipes compostas por alunos e professores, que irão participar da ação de extensão, prevista para acontecer no período de 9 a 23 de julho. Os processos são internos e cada universidade define como fará a seleção. 

A estimativa é de que a operação reúna 360 participantes, sendo 286 estudantes e 74 professores. A expectativa é de que o início da seleção dos rondonistas, como são chamados os alunos voluntários, aconteça em abril e contempla alunos de todos os períodos e cursos. Os selecionados serão divididos em dois grupos, o primeiro irá desenvolver atividades relacionadas à cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, e o segundo grupo irá planejar ações nas áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção.

Coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a iniciativa conta com o apoio das pró-reitorias de extensão das instituições de ensino superior vinculadas ao Governo do Estado. As atividades serão executadas com o custeio do Governo do Estado para alimentação, transporte, e o material didático-pedagógico que será utilizado na aplicação das atividades propostas pelos voluntários.

MUNICÍPIOS – No dia 4 de abril, acontecerá uma reunião entre os coordenadores da Operação Rondon Paraná e prefeitos dos 20 municípios que foram convidados para sediar a edição de 2025, com o objetivo de apresentar os detalhes da ação de extensão.

Foram convidados a participar da operação as seguintes cidades: Abatiá, Barra do Jacaré, Conselheiro Mairinck, Guapirama, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro; e Congonhinhas, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Barbara, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santo Antônio do Paraíso e São Sebastião da Amoreira, na região Norte do Paraná.

O conjunto de atividades a ser desenvolvido em cada município será determinado a partir de necessidades regionais. A definição das ações acontecerá a partir de visitas para reconhecimento das demandas locais, realizadas por representantes das universidades, em conjunto com os gestores públicos das cidades, entre eles professores, pedagogos e diretores de escolas e agentes municipais de saúde e administração.

HISTÓRICO – A Operação Rondon Paraná surgiu há 10 anos como uma proposta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para fomentar ações de extensão universitária em cidades com menor índice de desenvolvimento.

Em 2023 aconteceu a primeira edição estadual, envolvendo todas as universidades estaduais, que realizou 372 ações extensionistas e envolveu durante 10 dias, 14.732 pessoas no Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba. A edição de 2024 foi desenvolvida em cidades da região Centro-Sul paranaense, com a realização de 878 ações que beneficiaram mais de 40 mil pessoas ao longo de duas semanas.

Assim como na última edição, neste ano haverá um terceiro grupo, responsável pela comunicação, mostrando as atividades desenvolvidas nas comunidades. Em 2025 a Universidade Estadual de Londrina (UEL) será responsável por essa equipe. Cada uma das universidades estaduais poderá convidar uma instituição de ensino superior de fora da rede estadual para contribuir com a operação.

Com informações da AEN – Foto: SETI

Related Posts

O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) de Santa Terezinha de Itaipu está em novo endereço. A partir de agora, o atendimento à população será

DEMUTRAN de Santa Terezinha está em novo endereço

  O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) de Santa Terezinha de Itaipu está atendendo em novo endereço. Agora, os serviços ao público estão sendo realizados na Rua dos Bandeirantes, nº…

Leia Mais!
Mercedes vai ganhar um frigorífico de peixes!

Com geração de 60 empregos diretos, a empresa Copplider, com sede em Cuiabá, está instalando sua nova

Frigorífico de peixes em Mercedes vai gerar 60 empregos

O município de Mercedes, no oeste do Paraná, está prestes a dar um salto em sua economia com a chegada de um novo empreendimento: um frigorífico de peixes com previsão…

Leia Mais!
a4ec976a e204 4f5f 9d29 61a1dbd546c1

Monumento a Santa Teresinha: 7 motivos para apoiar essa proposta

  Santa Terezinha de Itaipu poderá ganhar um novo símbolo de fé, cultura e desenvolvimento econômico: o vereador Alexandro Tavares Pereira (PSDB), juntamente com outros parlamentares, indicou ao prefeito Antonio…

Leia Mais!
A Prefeitura de Foz do Iguaçu esclarece que a ação de retirada de barracos e lonas no bairro Três Lagoas foi realizada em área pública invadida de for

Prefeitura de Foz esclarece retirada em área invadida no Três Lagoas

  A Prefeitura de Foz do Iguaçu esclareceu neste domingo (11) que a ação de retirada de barracos e lonas no bairro Três Lagoas foi realizada em uma área pública…

Leia Mais!
ChatGPT Image 10 de mai. de 2025 20 16 11

Copel mobiliza 57 equipes, mas não explica queda de energia em Santa Terezinha

  A Companhia Paranaense de Energia (Copel) divulgou neste sábado (10) uma nota oficial informando os esforços para restaurar o fornecimento de energia no Oeste do Paraná, severamente afetado por…

Leia Mais!
CAFÉ COLONIAL DE MISSAL

O tradicional Café Colonial de Missal chega a 31ª edição e tem data definida. Será no dia 14 de junho, a partir das 18h, no C

31º Café Colonial de Missal já tem data marcada para junho

  Missal se prepara para mais uma edição do seu tradicional Café Colonial. O evento chega à sua 31ª edição e já tem data definida: será realizado no dia 14…

Leia Mais!