Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Vacinação contra Dengue em São Miguel do Iguaçu: Crianças de 10 e 11 anos iniciam imunização!


    O Governo de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, vai iniciar na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, a vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos.

    O município recebeu 722 doses do imunizante Qdenga, que estarão disponíveis em 07 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município:

    Urbana:
    ESF Gaúcha;
    Panorama (ESF Manoel Nicolau Bauer e Santo Antônio)
    Novo Mundo (ESF Lúcia Barp da Costa e Santa Catarina);
    Central (ESF Central Rosa Rosanelli Boles, Ipiranga e Paraguaçu);

    Interior:
    ESF São Jorge;
    ESF Bruno Alfredo Boufleuer (Santa Rosa)
    ESF Aurora.

    O horário de atendimento das Salas de Vacinas é das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h30.

    “Conforme Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra Dengue, a mesma irá contemplar crianças e adolescentes de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, iniciando de forma de escalonamento por faixa etária”, informa o diretor da Vigilância Sanitária e da Atenção Básica em Saúde, Djonathan Adamante.

    O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. A Qdenga é uma vacina tetravalente que protege, portanto, contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

    Para receber o imunizante é indispensável à presença dos pais ou responsáveis legais o qual garantirá não apenas o cumprimento dos protocolos, mas também um ambiente seguro e confiável para as crianças durante o processo de imunização.

    A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, lembra que mesmo com a chegada da vacina não podemos baixar a guarda. “Continuar mantendo nossos quintais limpos e livres do acúmulo de água é fundamental”, alertou.

    O boletim do último dia 21 de fevereiro aponta que foram confirmados em São Miguel do Iguaçu 145 casos da doença no ano epidemiológico, que começou em julho de 2023. Os casos de chikungunya somam 03.

    Com informações da Assessoria – Foto: divulgação