O Itaipu Parquetec sediou nesta terça-feira (15), a reunião do Fórum Permanente de Turismo Náutico no Lago de Itaipu – microrregião de Foz do Iguaçu. O encontro contou com a presença de representantes do setor turístico e gestores públicos para a apresentação dos resultados do Diagnóstico da Cadeia do Turismo Náutico, desenvolvido pelo Itaipu Parquetec e pela Itaipu Binacional.
O evento marcou a terceira etapa de uma série de encontros regionais organizados com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Adetur Cataratas e Caminhos com o objetivo de contribuir com a construção conjunta das diretrizes que farão parte do Masterplan do Turismo Náutico da região do Lago de Itaipu.
Durante a reunião, foram apresentados os dados referentes aos municípios de Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. Os números revelaram potenciais, gargalos e oportunidades para o fortalecimento da cadeia náutica, evidenciando o papel estratégico da região na consolidação do turismo sustentável e integrado.
De acordo com o diretor de turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, a iniciativa reafirma o compromisso do Parquetec e da Itaipu com o desenvolvimento regional, promovendo um modelo de turismo que valoriza os ativos do território, ao mesmo tempo em que impulsiona a cadeia da economia náutica e a geração de empregos.
“A construção do Diagnóstico é um passo estratégico para organizar e potencializar as ações voltadas ao setor, com base em dados concretos e na escuta ativa dos atores locais. Esse processo que resultará, futuramente, no Masterplan do Turismo Náutico do Lago de Itaipu, conta com o envolvimento dos municípios e das instituições parceiras para garantir que o planejamento reflita as necessidades reais do território e contribua para um desenvolvimento mais integrado e sustentável”, afirmou Benites.
Para o prefeito de Medianeira e presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Antônio França, o encontro teve papel fundamental na mobilização regional em torno do turismo náutico.
“O encontro foi muito importante no sentido de reunir os municípios e dar oportunidade para que esses agentes participem da construção do Masterplan. Temos um potencial indiscutível na nossa região. Todos já sabem da importância do trabalho conjunto entre os municípios lindeiros ao lago, para que possamos avançar e explorar esse potencial náutico de forma a agregar ainda mais valor ao turismo e à economia,” afirmou.
“É um momento importante para unirmos forças, entendendo que esse é um processo de ganha-ganha. Percebo um ambiente muito positivo, com disposição e motivação para parcerias. É isso que precisamos discutir: como fazer com que esse potencial se concretize em desenvolvimento para toda a região,” completou.
Apresentações em 4 microrregiões
A rodada de apresentações foi iniciada no dia 11 de abril em Guaíra, com dados também de Terra Roxa e Mundo Novo (MS). No dia 14, foi a vez do núcleo de Santa Helena, com os municípios de Santa Helena, Missal, Itaipulândia, Diamante D’Oeste e São José das Palmeiras. A última apresentação foi neste dia 16 de abril no núcleo de Marechal Cândido Rondon, abrangendo também Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Mercedes.
Com informações da Assessoria – Fotos: Ane Horst/Itaipu Parquetec