Transporte Gratuito em Ônibus Interestaduais no Brasil: 6% dos Passageiros Não Pagam! 🚌✨
A quantidade de pessoas transportadas sem pagamento de passagem nos ônibus interestaduais no Brasil corresponde a 6% de toda a demanda.
O dado é da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) de forma oficial divulgada pelo Diário do Transporte nesta segunda-feira, 15 de julho de 2024.
Segundo o órgão, em relação a 2023, ano inteiro consolidado, 43 milhões de passageiros foram transportados no serviço regular rodoviário, que é o correspondente a linhas fixas, com autorização para embarques e desembarques em seções regulamentas e que operam o chamado circuito aberto, pelo qual não há obrigatoriedade de serem os mesmos passageiros na ida e na volta.
Os fretados, mesmo que de aplicativos, segundo a ANTT devem seguir o chamado circuito fechado, com o mesmo grupo de pessoas na ida e na volta, e não podem vender passagens individuais e nem realizar embarque e desembarque em seções.
Deste total de 43 milhões de passageiros transportados no serviço regular, 94% eram pagantes.
As gratuidades e descontos concedidos a idosos e estudantes somaram mais de 1,7 milhão de usuários, enquanto o benefício do programa Passe Livre atendeu cerca de 324 mil usuários.
Além disso, cerca de 440 mil crianças de até seis anos incompletos e 11 mil Auditores Fiscais do Trabalho e/ou Agentes de Higiene e Segurança do Trabalho utilizaram o serviço regular rodoviário de forma gratuita.
O levantamento da ANTT divulgado pelo Diário do Transporte mostra ainda que de 2022 para 2023, o aumento total de passageiros foi maior que o crescimento de usuários que pagam as passagens.
Entre 2022 e 2023, o número geral de passageiros cresceu 2,3%, enquanto que, se fossem considerados apenas os usuários que pagam as passagens, o crescimento foi de 1,2%.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Com informações do Diário do Transporte – Foto: divulgação