Tendência surpreendente no transporte rodoviário: o que está impulsionando a busca por luxo nos ônibus?

procura por ônibus leito cresce 21% em um ano, aponta ANTT, e total de usuários sobe 2,3% com 43 milhões de pessoas

O que as empresas de ônibus sentem nos guichês de vendas de passagens e as fábricas de carrocerias nas listas de pedidos, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que gerencia as linhas interestaduais, mensurou.

Mais pessoas estão procurando as categorias mais luxuosas e mais caras nos veículos.

De acordo com levantamento da agência, a procura pela categoria leito de poltronas subiu 21% de 2022 para 2023, a mais recente comparação feita pela ANTT.

Já a categoria semileito teve 17% de crescimento e o padrão de serviço cama subiu 8%.

O percentual de aumento de procura por estas categorias foi maior que o aumento do número geral de passageiros, que foi de 2,3% de 2022 para 2023, chegando a 43 milhões.

Isso indica que esta procura maior pelas categorias mais elevadas não se restringe aos passageiros que deixar o setor aéreo pelos altos, mas que houve uma migração entre as pessoas que já viajam de ônibus.

Na contramão, ainda de acordo com a ANTT, caiu a procura pelas categoriais mais simples. A busca por passagens do serviço executivo caiu 6,2% e pelo tipo convencional recuou 3,6%.

Entretanto, segundo a agência, a maior parte dos usuários se desloca ainda nas categorias mais simples. Uma parte do quadro se explica pelo perfil de linhas mais curtas, mesmo sendo interestaduais, nas quais não compensa comprar passagem para um tipo de poltrona muito mais cara.

Em 2023 foram transportados mais de 43 milhões de passageiros no serviço regular rodoviário, um aumento de 2,3% em relação a 2022, quando foram transportados 42 milhões. Analisando esse número segundo a classe de serviço, notou-se que 38,8% dos passageiros transportados utilizaram a classe de serviço executivo, seguida da classe semileito (26,6%), convencional (21,8%) e leito/cama (11,8%)

Os números se referem apenas ao serviço regular, ou seja, linhas legais e autorizadas, e não considera modalidades como ônibus de aplicativo ou fretamento regularizado.

A migração das pessoas do transporte aéreo para o rodoviário não pode ser desprezada neste quadro de maior busca por categoriais melhores, mas como pôde ser observado na reportagem, os percentuais de crescimento das passagens de serviços semileito, leito e cama tiveram crescimento superior à demanda geral do mercado.

A cultura da sociedade como um todo passou por uma transformação e as exigências hoje são diferentes.

Além disso, promoções das empresas, a maior concorrência em algumas rotas e diferentes formas de pagamento, inclusive em mais parcelas, também ajudam a explicar o fato de mais pessoas estarem procurando categorias superiores de serviços.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Com informações do Diário do Transporte – Foto: Sidney Gonçalves dos Santos

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