Sustentabilidade na Prática: Palestra de Carpinejar Reúne 600 Educadores 🌍📚

Carpinejar reflete sobre educação e sustentabilidade em ciclo de palestras da Itaipu e PTI

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado comemorado nesta quarta-feira, dia 5 de junho, a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) reuniram mais de 600 educadores da região para a palestra “Sustentabilidade na Prática Pedagógica – o cuidado de si, do outro e do planeta”, com o escritor e jornalista Fabrício Carpinejar. A atividade ocorreu no Centro Integrado de Apoio à Melhor Idade (Ciami), de Santa Terezinha de Itaipu (PR), e faz parte do ciclo “Governança Participativa para a Sustentabilidade”, que percorre cidades do Paraná. 

Com mais de seis milhões de seguidores nas redes sociais, Carpinejar levou ao público reflexões sobre o papel da educação na transformação social e na preservação do planeta. “Qual é o grande mal contemporâneo?”, questionou o escritor. “A pressa. A pressa gera grosseria, descaso. Se você tem pressa, não vai recolher o papel no chão ou limpar a areia quando sai da praia. Você acredita que está ganhando tempo com a pressa e não, você está perdendo o seu próprio mundo”, afirmou.

Para contrapor a correria, Carpinejar defende o cuidado (consigo mesmo, com o outro e com o planeta) e a gentileza, fugindo da armadilha de tentar fazer tudo ao mesmo tempo. “Precisamos recuperar uma visão monotemática. Como o mundo digital é veloz, abrupto e asfixiante, nós nunca estamos onde o nosso corpo está. É como se fossemos uma ausência permanente. Tanto que a gente está tendo dificuldades com a memória, não exercita mais a memória. Se você não tem memória, não tem saudade; a saudade é resultado da memória.”

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, o diretor superintendente do PTI, Irineu Colombo, e a prefeita de Santa Terezinha, Karla Galende, participaram da abertura. “O objetivo desse ciclo é começar a construir uma cultura de defesa do meio ambiente, e uma compreensão de que os professores são agentes dessa transformação”, afirmou Enio Verri, citando a crise climática do planeta, tragédias como as enchentes no Rio Grande do Sul e a urgência que o tema ganhou nos últimos anos. “Ninguém melhor que o professor para gerar as mudanças que o mundo precisa.”

Educadora infantil em Santa Terezinha de Itaipu, Ivete Lúcia Baques elogiou a iniciativa, destacando a importância de estimular a criança a compreender a sustentabilidade como estratégia de defesa do planeta. “Desde pequeno a gente trabalha [com os alunos] com muitas atividades e acredito que os jovens, hoje, têm mais compreensão [sobre o planeta] do que antigamente. Antes eles não tinham nenhuma noção, hoje têm. O papel da educação é fundamental para isso.”

WhatsApp%20Image%202024 06 05%20at%2016.23.53

Ivete Lúcia Baques, educadora infantil

Para a professora Luciane Ferreira de Oliveira, da equipe de educação especial da rede municipal de Foz do Iguaçu, a história pessoal de Carpinejar – diagnosticado com deficiência intelectual quando criança – é exemplo e inspiração para transformar a realidade. “Hoje, para mim, não importa o certificado que a pessoa tem, mas a história de vida. É uma pessoa que chegou lá. Às vezes, as pessoas mensuram o potencial de alguém pelo que ela estudou, mas o que importa é o que ela é.”

A palestra de Carpinejar em Santa Terezinha foi a terceira do ciclo “Governança Participativa para a Sustentabilidade” – as primeiras foram em Pinhais (no dia 28 de maio) e Matinhos (dia 29). Nesta quinta-feira (6), a atividade será em Toledo, também no Oeste do Estado.

WhatsApp%20Image%202024 06 05%20at%2016.24.00%20%282%29

Com informações da Assessoria Itaipu – Fotos: Kiko Sierich/PTI

Related Posts

Paraná lança programa inédito no Brasil para idosos conquistarem o sonho da casa própria

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos O programa Casa Fácil Terceira Idade, lançado nesta terça-feira (13) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, vai conceder subsídios de…

Leia Mais!
Oficinas de Dança são retomadas em Missal 

Ainda há vagas para alunas com 04 anos de idade

As oficinas de Dança, disponibilizadas pelo Departamento

Oficinas de Dança em Missal – Vagas para crianças de 4 anos

Oficinas de Dança em Missal – Vagas para crianças de 4 anos As Oficinas de Dança em Missal, promovidas pelo Departamento de Cultura, foram oficialmente retomadas e estão com vagas…

Leia Mais!
Paraná reduz em 64% o desmatamento ilegal, indica Fundação SOS Mata Atlântica

Paraná reduz desmatamento ilegal da Mata Atlântica em 64% em 2024

  O Paraná reduziu o desmatamento ilegal da Mata Atlântica em 64% entre 2023 e 2024. De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, produzido pela Fundação…

Leia Mais!
QUARTA-FEIRA TEM HORÁRIO ESTENDIDO NAS UBS

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça para a população guairense que n

4 serviços no horário estendido das UBS em Guaíra

  Atenção, moradores de Guaíra: nesta quarta-feira, 14 de maio de 2025, acontece mais uma edição da campanha de Horário Estendido nas Unidades de Saúde da Família (USFs). A iniciativa…

Leia Mais!
Convênio entre Cohapar e Sanepar vai levar banheiros a mais de 3 mil residências

Programa Banheiro em Casa beneficia 3.419 famílias no Paraná

  Uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Sanepar está transformando a realidade de milhares de famílias paranaenses por meio do programa Banheiro em Casa….

Leia Mais!
Você sabia?

A Av. Paraná registrou 334 acidentes só em 2024, sendo a 5ª via com mais ocorrências em todo o Paraná!

Evitar um acidente é garantir que

334 acidentes na Av. Paraná em 2024 acendem alerta sobre segurança

334 acidentes na Av. Paraná em 2024 acendem alerta sobre segurança A Avenida Paraná, uma das principais vias de Foz do Iguaçu, registrou um total de 334 acidentes somente em…

Leia Mais!