Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Saúde mental e propósito de vida: uma conexão vital, por Michele Lopes

    A saúde mental é um aspecto fundamental do bem-estar humano, influenciando diretamente a qualidade de vida e capacidade de enfrentar os desafios do dia a dia. Por outro lado, o propósito de vida representa uma bússola interna que guia as ações e dá um senso de significado e direção. Embora possam parecer conceitos distintos, a relação entre saúde mental e propósito de vida é profunda e interconectada. 

    A Importância da saúde mental
    A saúde mental abrange o estado emocional, psicológico e social. Envolve a capacidade de lidar com o estresse, ter relacionamentos saudáveis, tomar decisões assertivas e enfrentar os desafios com coragem. Uma mente equilibrada proporciona emoções positivas e autoestima elevada.

    No entanto, a saúde mental pode ser afetada por uma variedade de fatores como: estresse, traumas, relacionamento tóxicos, desequilíbrios químicos, levando a depressão e ansiedade.

    O significado do propósito de vida
    O propósito de vida é a essência que dá significado à existência. Envolve descobrir porque nascemos sendo um guia para as escolhas e ações, obtendo realização e satisfação.

    Quando estamos alinhados ao nosso propósito nos conectamos com o mundo ao nosso redor. Mesmo diante de desafios e adversidades passamos a tê-lo como âncora emocional motivando a continuar avançando com esperança.

    A interconexão entre saúde mental e propósito de vida
    A saúde mental e o propósito de vida estão interligados. Portanto, descobrir e viver o propósito fortalece a saúde mental de várias maneiras:

    1. Senso de Significado: Ajuda a encontrar o significado das experiências. Isso aumenta a resiliência emocional e nos ajuda a enfrentar adversidades com mais facilidade;
    1. Autoestima e Confiança: Viver de acordo com o propósito, demonstramos respeito aos princípios e valores que nos rege, tendo a certeza que estamos no caminho certo;
    1. Redução do Estresse: Com o propósito claro priorizar-se energia e recursos, reduz o estresse associado à incerteza e à falta de direção da vida;
    1. Conexão Social: O propósito de vida leva a buscar conexões significativas, relacionamentos fortes que fazem sentido gerando bem-estar emocional.

    A saúde mental e o propósito de vida são fatores essenciais do bem-estar humano. Ao reconhecer essa interligação, podemos cultivar uma vida mais fortalecida, equilibrada e gratificante. Por isso, em meu livro: Propósito ou Missão? Eis a questão, ajudo as pessoas descobrirem o seu sentido de viver.

     

    (*) Michele Lopes – Mentora especialista em desenvolvimento humano, profissional e empresarial e autora do livro “Propósito ou Missão? Eis a questão” (Literare Books International).

    Com informações da Assessoria – Foto: Divulgação – Literare Books International