Santo do Dia 27 de junho: São Cirilo de Alexandria e sua história
Santo do Dia 27 de junho: São Cirilo de Alexandria
Minha saudação a você que me acompanha no Santo do Dia. Hoje, dia 27 de junho, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Cirilo de Alexandria, bispo e doutor da Igreja.
Cirilo nasceu em 370 no Egito e era sobrinho de Teófilo, bispo de Alexandria. Substituiu o tio na importante diocese do Oriente, exercendo o episcopado de 412 até 444, quando faleceu aos 74 anos, após 32 anos de liderança.
Durante seu período como bispo, Cirilo teve forte atuação na Igreja, marcada por um conhecimento teológico profundo e uma humildade e simplicidade típicas do pastor de almas. Ele deixou muitos escritos e firmou a posição da Igreja no Oriente.
Entre suas ações, resolveu conflitos com judeus da cidade, exigindo que se afastassem da religião católica ou deixassem o local. Também defendeu o dogma de Maria como Mãe de Deus, combatendo Nestório, patriarca de Constantinopla, que negava essa maternidade divina.
Cirilo escreveu ao Papa Celestino, que organizou sínodos e concílios para discutir o tema. Cirilo representou o Papa no Concílio de Éfeso, em 431, onde foram condenados os erros de Nestório e proclamada a maternidade divina de Nossa Senhora. Bispos que não aceitaram essa doutrina foram considerados hereges e excomungados.
Apesar disso, as ideias nestorianas persistiram por algum tempo no Oriente, mas desapareceram nos tempos modernos, com o retorno de todos ao seio da Igreja Católica e aos braços da Virgem Maria, a eterna rainha.
São Cirilo de Alexandria faleceu em 444 e é celebrado tanto pela Igreja Católica do Oriente quanto do Ocidente. Recebeu o título de doutor da Igreja 13 séculos após sua morte, durante o pontificado do Papa Leão XI.
São Cirilo de Alexandria, rogai por nós.
Que o Senhor te abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Com informações do canal de youtube de Mons Edmilson Jose Zanin
👁👁❣️