Santo do Dia 31/08: São Raimundo Nonato
Santo do Dia 31/08: São Raimundo Nonato
O Santo do Dia 31 de agosto é São Raimundo Nonato, lembrado por sua vida de entrega, fé e sacrifício em defesa dos cristãos perseguidos. Ele é considerado padroeiro dos nascituros, gestantes, parteiras e obstetras.
Biografia de São Raimundo Nonato
São Raimundo nasceu na Catalunha, Espanha, por volta do ano 1200. Sua mãe faleceu no momento do parto, motivo pelo qual recebeu o apelido de “Nonato”, que significa “não nascido de mãe viva”. Apesar de pertencer a uma família nobre, sua condição econômica era simples.
Vocação religiosa
Desde jovem, Raimundo demonstrava grande inclinação para a vida religiosa. Seu pai tentou desviá-lo desse caminho, enviando-o para trabalhar nas terras da família. No entanto, foi justamente na solidão e na proximidade com a natureza que sua vocação se fortaleceu. Em 1224, ingressou na Ordem de Nossa Senhora das Mercês, dedicada à libertação de cristãos escravizados.
Missão e sofrimento
Em missão na Argélia, São Raimundo conseguiu libertar cerca de 150 cristãos. Para assegurar a liberdade de outros, ofereceu-se como refém, ficando preso por mais de um ano. Seu trabalho missionário, que resultou na conversão de muitos, gerou forte perseguição. Como forma de punição, as autoridades muçulmanas perfuraram seus lábios e os lacraram com cadeados para impedir sua pregação. Ele suportou esse martírio por oito meses.
Últimos anos e morte
Reconhecido por sua santidade, em 1239 o Papa Gregório IX o nomeou cardeal. No entanto, Raimundo faleceu no dia 31 de agosto de 1240, aos 40 anos, antes de chegar a Roma para assumir a função. Foi sepultado em Cardona, na Espanha, onde seu túmulo se tornou lugar de peregrinação.
Legado e canonização
Em 1681, Raimundo Nonato foi canonizado. Sua história de fé e entrega fez com que fosse venerado como protetor das gestantes, dos nascituros e daqueles que auxiliam na vida que se inicia. Sua memória segue sendo celebrada em toda a Igreja, inspirando gerações de fiéis a viverem com coragem e humildade.
Confira também outros artigos em nossa seção de Santo do Dia e conheça a vida de grandes homens e mulheres que marcaram a história da fé.
Com informações do canal de youtube de Mons Edmilson Jose Zanin