Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Santo do Dia 22 de junho: Santos João Fischer e Tomás More

Santo do Dia 22 de junho: Santos João Fischer e Tomás More

Em 22 de junho, a Igreja celebra a memória litúrgica de dois grandes mártires da fé: São João Fischer e São Tomás More. Ambos enfrentaram a morte por se manterem fiéis à doutrina da Igreja Católica em meio às tensões políticas e religiosas da Inglaterra no século XVI.

Santo do Dia 22 de junho - São João Fischer e São Tomás More

São João Fischer: bispo fiel à verdade

Nascido na Inglaterra, São João Fischer seguiu a vocação sacerdotal com dedicação exemplar. Tornou-se arcebispo de Rochester e destacou-se como homem de profunda cultura, fé sólida e coragem diante das pressões da Reforma Protestante.

Quando o rei Henrique VIII tentou anular seu casamento com apoio da Igreja, João Fischer analisou o caso e se opôs à decisão. Com isso, contrariou os interesses do rei, que, por vingança, declarou-se chefe da igreja na Inglaterra.

Mesmo nomeado cardeal pelo Papa, São João Fischer foi condenado à morte. Seu martírio aconteceu em 1535, e suas últimas palavras expressaram sua fidelidade: “Estou aqui pela fé da Igreja Católica e de Cristo”.

São Tomás More: servidor do rei, servo de Deus

São Tomás More nasceu em Londres, foi advogado, pai de família e autor da famosa obra Utopia. Teve carreira de destaque no Parlamento inglês, mas abandonou o cargo quando o rei quis instituir uma nova igreja, rompendo com Roma.

Assim como João Fischer, Tomás More se recusou a aceitar o rei como cabeça da Igreja e também foi preso. Pouco tempo depois, foi condenado e decapitado, pronunciando as palavras que eternizaram seu testemunho:

“Morrerei como bom servidor do rei, mas sobretudo como servo de Deus.”

Um legado de consciência e liberdade

A vida desses santos mártires mostra que a fidelidade à fé e à Igreja está acima das pressões do poder humano. Em 2000, São João Paulo II declarou São Tomás More padroeiro dos governantes e políticos, destacando sua defesa da liberdade da consciência frente às ingerências do Estado.

Que o exemplo desses santos inspire todos os cristãos — especialmente os que atuam na vida pública — a colocar Deus em primeiro lugar.

São João Fischer e São Tomás More, rogai por nós!



santo do dia 22 de junho, são joão fischer, são tomás more, santos mártires católicos, mártires da fé, reforma protestante, igreja católica na Inglaterra, ética cristã, santos políticos, rei henrique VIII, igreja anglicana, utopia são tomás more, padroeiro dos políticos, mártires ingleses, santos católicos junho

Com informações do canal de youtube de Mons Edmilson Jose Zanin

1 comentário em “Santo do Dia 22 de junho: Santos João Fischer e Tomás More

  1. O Santos João Fischer e Tomás More, que lutaram pelas leis de Deus e São Padroeiros dos bons Governantes, Rogai pôr Nós Que Recorremos a Vós. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

Comentários estão encerrado.