Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Santo do Dia – 17 de Julho: Beato Inácio de Azevedo e Companheiros Mártires

Santo do Dia – 17 de Julho: Beato Inácio de Azevedo e Companheiros Mártires

Beato Inácio de Azevedo e Companheiros Mártires

Hoje, dia 17 de julho, a Igreja celebra a memória litúrgica do Beato Inácio de Azevedo e seus companheiros mártires. Ele nasceu em 1527, na cidade do Porto, Portugal, em uma família lusitana rica e poderosa. Desde pequeno, recebeu uma educação sólida nos preceitos cristãos e uma vasta formação acadêmica.

Aos 18 anos, Inácio assumiu a administração dos bens da família, mostrando inteligência acima da média. No entanto, sua verdadeira vocação era a religião. Após um retiro em Coimbra, ingressou na Companhia de Jesus (jesuítas) em 1548 e, cinco anos depois, foi ordenado sacerdote.

Mesmo sem concluir o curso de teologia, foi nomeado reitor do Colégio Santo Antônio em Lisboa devido aos seus avançados estudos e conhecimentos. Em 1565, representou os jesuítas em Roma na eleição do novo superior geral, o Santo Francisco Borja.

Inácio recebeu a missão de vistoriar as missões jesuíticas na Índia e no Brasil, viagem que durou três anos. No Brasil, os jesuítas já estavam presentes em sete tribos e possuíam escolas e seminários, apesar da evangelização ter começado há apenas 16 anos.

Após essa inspeção, Inácio recrutou jesuítas na Espanha e Portugal para reforçar as missões brasileiras. No dia 5 de junho de 1570, partiu com 39 companheiros para o Brasil num navio mercante. Outro navio de guerra, com 30 jesuítas, seguia sob comando do governador Dom Luís Vasconcelos.

O navio de Inácio parou na Ilha da Madeira, onde o capitão decidiu seguir para as Ilhas Canárias, apesar dos avisos sobre piratas calvinistas à espreita. Eles não temeram a morte e permaneceram firmes a bordo.

O navio foi atacado em alto mar pelo corsário francês Jack Suri e seus homens, calvinistas protestantes em conflito com a Igreja Católica. Os tripulantes foram poupados, mas todos os jesuítas foram degolados no dia 15 de julho de 1570.

O culto ao Beato Inácio de Azevedo foi aprovado pelo Papa Pio IX em 1854. Sua festa celebra o trânsito dos 40 jesuítas martirizados, venerados como mártires do Brasil.

Beato Inácio de Azevedo e companheiros mártires, rogai por nós.

Que o Senhor te abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

beato inácio de azevedo, santos católicos, mártires do brasil, santo do dia 17 julho, jesuítas martirizados, história religiosa, evangelização no brasil, igreja católica, festa litúrgica, piratas calvinistas

 

Com informações do canal de youtube de Mons Edmilson Jose Zanin

3 comentários sobre “Santo do Dia – 17 de Julho: Beato Inácio de Azevedo e Companheiros Mártires

  1. Bom dia pesso una oração pela minha saúde e pela saúde do meu filho que ê especial e por una causar na justiça Amém ❤❤😢😢

  2. Beatos Inácio de Azevedo e Companheiros Mártires, Missionários e Catequizadores Martirizados pôr perseguição feita pelos protestantes, Rogai Pôr Todos Nós Que Recorremos a Vós. Amém 🙏♥️🙏♥️🙏♥️🙏♥️🙏♥️🙏♥️

  3. Nelson J m cure infeção intestinal, problemas fígado, pâncreas,  visicula sem precisar fazer cirurgia.  🙇‍♂️🙇‍♂️🙇‍♂️ inflamação na costela direita amém🕊…

Comentários estão encerrado.