Santo do Dia – 17 de Julho: Beato Inácio de Azevedo e Companheiros Mártires
Santo do Dia – 17 de Julho: Beato Inácio de Azevedo e Companheiros Mártires
Hoje, dia 17 de julho, a Igreja celebra a memória litúrgica do Beato Inácio de Azevedo e seus companheiros mártires. Ele nasceu em 1527, na cidade do Porto, Portugal, em uma família lusitana rica e poderosa. Desde pequeno, recebeu uma educação sólida nos preceitos cristãos e uma vasta formação acadêmica.
Aos 18 anos, Inácio assumiu a administração dos bens da família, mostrando inteligência acima da média. No entanto, sua verdadeira vocação era a religião. Após um retiro em Coimbra, ingressou na Companhia de Jesus (jesuítas) em 1548 e, cinco anos depois, foi ordenado sacerdote.
Mesmo sem concluir o curso de teologia, foi nomeado reitor do Colégio Santo Antônio em Lisboa devido aos seus avançados estudos e conhecimentos. Em 1565, representou os jesuítas em Roma na eleição do novo superior geral, o Santo Francisco Borja.
Inácio recebeu a missão de vistoriar as missões jesuíticas na Índia e no Brasil, viagem que durou três anos. No Brasil, os jesuítas já estavam presentes em sete tribos e possuíam escolas e seminários, apesar da evangelização ter começado há apenas 16 anos.
Após essa inspeção, Inácio recrutou jesuítas na Espanha e Portugal para reforçar as missões brasileiras. No dia 5 de junho de 1570, partiu com 39 companheiros para o Brasil num navio mercante. Outro navio de guerra, com 30 jesuítas, seguia sob comando do governador Dom Luís Vasconcelos.
O navio de Inácio parou na Ilha da Madeira, onde o capitão decidiu seguir para as Ilhas Canárias, apesar dos avisos sobre piratas calvinistas à espreita. Eles não temeram a morte e permaneceram firmes a bordo.
O navio foi atacado em alto mar pelo corsário francês Jack Suri e seus homens, calvinistas protestantes em conflito com a Igreja Católica. Os tripulantes foram poupados, mas todos os jesuítas foram degolados no dia 15 de julho de 1570.
O culto ao Beato Inácio de Azevedo foi aprovado pelo Papa Pio IX em 1854. Sua festa celebra o trânsito dos 40 jesuítas martirizados, venerados como mártires do Brasil.
Beato Inácio de Azevedo e companheiros mártires, rogai por nós.
Que o Senhor te abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Com informações do canal de youtube de Mons Edmilson Jose Zanin
Bom dia pesso una oração pela minha saúde e pela saúde do meu filho que ê especial e por una causar na justiça Amém ❤❤😢😢
Beatos Inácio de Azevedo e Companheiros Mártires, Missionários e Catequizadores Martirizados pôr perseguição feita pelos protestantes, Rogai Pôr Todos Nós Que Recorremos a Vós. Amém 🙏♥️🙏♥️🙏♥️🙏♥️🙏♥️🙏♥️
Nelson J m cure infeção intestinal, problemas fígado, pâncreas, visicula sem precisar fazer cirurgia. 🙇♂️🙇♂️🙇♂️ inflamação na costela direita amém🕊…