Santo do Dia 14/07: São Camilo de Lellis e sua missão pelos doentes
Santo do Dia 14/07: São Camilo de Lellis e sua missão pelos doentes
Em 14 de julho, a Igreja celebra a memória de São Camilo de Lellis, conhecido como padroeiro dos enfermos, dos hospitais e dos profissionais da saúde. Sua vida é um testemunho de transformação, misericórdia e amor ao próximo.
Infância e juventude rebelde
Camilo nasceu em 25 de maio de 1550, em Buquianico, na Itália. Filho de pais idosos e piedosos, perdeu a mãe aos 13 anos. Passou a viver com o pai, um militar viciado em jogos, e logo seguiu pelo mesmo caminho.
Entrou para o exército aos 14 anos, mas não teve progresso por conta da falta de instrução. Após a morte de seu pai, aos 19 anos, herdou apenas um punhal e uma espada, mas já era conhecido como briguento e viciado em jogos.
Conversão e dedicação aos enfermos
Aos 20 anos, uma conversa com um frade franciscano despertou em Camilo o desejo de mudar de vida. Tentou ingressar na vida religiosa, mas foi recusado por ter uma úlcera incurável no pé. Sem recursos, começou a trabalhar no hospital São Tiago, em Roma, mas ainda não havia abandonado o vício.
Somente aos 25 anos, após uma experiência mística e profunda conversão, decidiu dedicar-se por completo aos mais pobres e doentes. Voltou ao hospital como voluntário, onde preferia cuidar dos casos mais graves, ignorados por outros cuidadores.
Fundação da Congregação dos Camilianos
Em 1584, com a orientação de São Filipe Neri, fundou uma fraternidade que se transformou na Congregação dos Ministros Camilianos, focada no cuidado dos enfermos com dignidade e compaixão. Sua ordem recebeu aprovação oficial do Vaticano em 1591.
Camilo estudou teologia, vestiu o hábito negro com a cruz vermelha no peito, símbolo dos Camilianos, e liderou a ordem por 20 anos com firmeza e dedicação.
Últimos anos e santidade
Mesmo sofrendo fortes dores por conta da ferida no pé, dedicava seus dias a ensinar como os doentes deveriam ser tratados. Visitava enfermos em suas casas e os carregava para os hospitais quando necessário. Era conhecido por curas milagrosas e orações poderosas.
Faleceu em 14 de julho de 1614, e foi canonizado em 1746. Em 1886, foi declarado oficialmente padroeiro dos doentes, enfermeiros e hospitais.
Frases marcantes de São Camilo de Lellis
- “Mais coração nas mãos, irmãos, mais coração!”
- “Ver em cada doente o próprio Cristo crucificado.”
- “A dor é a escola onde a alma se purifica para o céu.”
Veja também: Santa Eufrasina – Santo do Dia 13 de julho
Fonte: Vaticano
Com informações do canal de youtube de Mons Edmilson Jose Zanin
São Camilo de Léllis, rogai por mim e por todos que necessitam de vossa intercessão