Santo do Dia – 01 de Agosto: Santo Afonso Maria de Ligório
Santo do Dia – 01 de Agosto: Santo Afonso Maria de Ligório
No dia 1º de agosto, a Igreja celebra a memória litúrgica de Santo Afonso Maria de Ligório, um dos grandes nomes da espiritualidade católica. No episódio especial da série Santo do Dia, apresentado pelo Monsenhor Edmilson José Zanin, é contada a trajetória desse homem que marcou a história da Igreja com sua sabedoria, fé e serviço.
Da nobreza ao altar
Santo Afonso nasceu em 27 de setembro de 1696, em Nápoles, Itália, em uma família nobre. Extremamente inteligente, tornou-se advogado aos 16 anos, com doutorado em direito civil e eclesiástico. [Assista ao trecho no vídeo]
Conversão e vida religiosa
Durante sua carreira jurídica, destacou-se pela defesa dos pobres. Após perder um caso de forma injusta, ficou profundamente decepcionado com o sistema judiciário e decidiu abandonar a advocacia. Ingressou na vida religiosa aos 30 anos, sendo ordenado sacerdote em 1726.
Evangelização e fundação dos Redentoristas
Com o lema “Deus me enviou para evangelizar os pobres”, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, mais conhecida como os Redentoristas, dedicada ao trabalho missionário e pastoral com os mais necessitados.
Bispo, escritor e Doutor da Igreja
Em 1762, foi nomeado bispo de Santa Águeda dos Godos, cargo que exerceu por 13 anos. Mesmo após se retirar por conta de uma artrite degenerativa que o deixou cego e paralítico, seguiu escrevendo. Ao todo, deixou mais de 120 livros, entre eles Glórias de Maria e Teologia Moral.
Canonização e legado
Santo Afonso faleceu aos 91 anos, em 1º de agosto de 1787. Foi canonizado em 1839, declarado Doutor da Igreja em 1871 e, em 1950, proclamado padroeiro dos confessores e teólogos de teologia moral pelo Papa Pio XII.
Assista ao episódio completo:
Santo do Dia – Santo Afonso Maria de Ligório (YouTube)
Fonte: Série Santo do Dia com Mons. Edmilson José Zanin
Com informações do canal de youtube de Mons Edmilson Jose Zanin
Amém
Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós que recorremos a vós, amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏