Santa Beatriz da Silva: A Fascinante História de uma Santa que Desafiou a Morte e Fundou uma Nova Ordem Religiosa ✨🙏

Santa Beatriz, exemplo de obediência e assistência aos pobres

Beatriz nasceu no Século XV em Ceuta, ao norte da África, cidade que, nessa época, encontrava-se sob o domínio da coroa de Portugal. Nasceu portuguesa, portanto. Seu pai foi governador de Ceuta. Ainda pequena, mudou-se para Portugal com sua família, que cultivou na menina uma profunda devoção a Nossa Senhora da Conceição. Aos vinte anos de idade, foi enviada para a Espanha como dama de honra de D. Isabel, neta de D. João I, que se tornou esposa do rei João II de Castela, onde começou seu calvário.

Beatriz era muito bonita, e a rainha, dominada por uma mistura de ciúme e inveja, fechou Beatriz em um caixão durante dias, a fim de que morresse asfixiada, mas uma invisível proteção da Virgem Maria a salvou.

Como gesto concreto de agradecimento, Santa Beatriz aceitou sua vocação para a vida religiosa, e logo em seguida partiu a Toledo, onde se recolheu no mosteiro das Dominicanas (ramo feminino da Ordem de São Domingos de Gusmão), cujas religiosas viviam sob a regra cisterniense, onde viveu cerca de 30 anos.

Deus, entretanto, tinha predestinado Beatriz para uma obra maior: fundar uma Ordem de estrita clausura numa vida contemplativa na oração, penitência e trabalho.

Santa Beatriz da Silva deixou o mosteiro dominicano e foi habitar numa nova sede que veio a ser o berço das monjas concepcionistas. Essa Ordem está caracterizada por três heranças espirituais de Santa Beatriz: o amor a Maria Imaculada, a Paixão de Jesus Cristo e a Santíssima Eucaristia.

Santa Beatriz faleceu, em 9 de agosto de 1490, com 66 anos de idade. No momento de sua morte, seu rosto fora visto transfigurado por uma grande claridade e uma estrela resplandecente sobre sua cabeça até ela expirar.

Beatificada em 1926 pelo Papa Pio XI, sua canonização ocorreu no dia 3 de outubro de 1976 por Paulo VI.

Minha oração

Senhor Pai de bondade, aprendamos com Santa Beatriz a aceitar os desafios da vida e nunca abandonar o projeto de Deus em favor da libertação da humanidade. Guia-nos pelos caminhos da sabedoria e do discernimento, e ajudai-nos a Vos encontrar nos mais pequeninos e sofredores. Por Cristo nosso Senhor. Amém!”

Santa Beatriz, rogai por nós!

Outros santos e santas celebrados em 1º de setembro

  • Comemoração de São Josué, filho de Nun, servo do Senhor, que, pela imposição das mãos de Moisés sobre ele, ficou cheio do espírito de sabedoria e, depois da morte de Moisés, introduziu de modo maravilhoso o povo de Israel, atravessando o rio Jordão, na terra prometida.
  • Em Reims, na Gália Bélgica, atualmente na França, São Sisto, que é considerado o primeiro bispo desta cidade. († s. III)
  • Em Cápua, junto à Via Aquária, na Campânia, região da Itália, São Prisco, mártir. († s. IV)
  • Em Tódi, na Úmbria, também região da Itália, São Terenciano, bispo. († c. s. IV)
  • Em Dax, na Aquitânia, hoje na França, São Vicente, que é celebrado como bispo e mártir. († c. s. IV)
  • Em Zurzach, junto do rio Reno, no território de Zurique da Germânia, atualmente na Suíça, Santa Verena, virgem. († s. IV)
  • Em Le Mans, na Gália Lionense, hoje na França, São Vitório, recordado por São Gregório de Tours. (†490)
  • Em Aquino, no Lácio, região da Itália, São Constâncio, bispo, cujo dom de profecia é louvado pelo papa São Gregório Magno. († 570)
  • No território de Nimes, na Gália Narbonense, na hodierna França, São Gil ou Egídio, de quem tomou o nome a povoação que posteriormente se desenvolveu na região da Camargue, onde ele, segundo a tradição, construiu um mosteiro e terminou o curso da sua vida mortal. († s. VI/VII)
  • Em Sens, na Nêustria, também na atual França, São Lopo, bispo, que foi exilado por ter corajosamente afirmado perante um notável do lugar que o povo devia ser dirigido pelo sacerdote e obedecer mais a Deus do que aos príncipes. († c. 623)
  • Em Veneza, cidade do atual Véneto, região da Itália, a Beata Juliana de Collalto, abadessa da Ordem de São Bento. († 1262)
  • Em Florença, na Etrúria, hoje na Toscana, também região da Itália, a Beata Joana, virgem da Ordem Terceira das Servas de Maria, eminente pela sua oração e austeridade. († 1367)
  • Em Madrid, na Espanha, os beatos Cristino (Miguel Roca Huguet), presbítero, e onze companheiros, mártires, todos da Ordem de São João de Deus, que, durante a guerra civil, foram mortos em ódio à religião cristã. († 1936)
  • Em Paterna, cidade da província de Valência, também na Espanha, o Beato Afonso Sebastião Viñals, presbítero e mártir, que era diretor espiritual da Escola de Formação Social de Valência, quando, na mesma perseguição contra a fé, recebeu a coroa de glória. († 1936)
  • Em Barcelona, também na Espanha, os beatos mártires Pedro de Alcântara (Cândido Rivera Rivera), presbítero da Ordem dos Frades Menores Conventuais, Maria do Carmo Moreno Benítez Maria do Amparo Carbonell Muñoz, virgens do Instituto de Maria Auxiliadora, que, durante a mesma perseguição, configurando-se à paixão de Cristo, seu Esposo, alcançaram a recompensa da paz eterna. (†1936)
  • Também em Barcelona, em dia incerto de Setembro, o Beato Bento Clemente (Félix España Ortiz), religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártir, que na mesma perseguição, vencendo o bom combate da fé, alcançou a vida eterna. († 1936)
  •  Em Sotillo, localidade da Cantábria, no litoral da Espanha, em dia incerto de Setembro, o Beato Eugénio Andrés Amo, religioso da Ordem dos Pregadores e mártir, que, na mesma perseguição, morreu por Cristo. († 1936)
  • Em Mataró, na Catalunha, também região da Espanha, o Beato José Samsó i Elias, presbítero da diocese de Barcelona e mártir, que, na violenta perseguição contra a Igreja, foi assassinado em ódio ao sacerdócio. († 1936)

Fonte:

  • Martirológio Romano
  • Arquidiamantina.org.br
  • Arquidiocesebh.org.br

– Produção e edição:  Leonardo Girotto

O post Santa Beatriz, exemplo de obediência e assistência aos pobres apareceu primeiro em Santo do Dia.

Com informações da Canção Nova – Foto: divulgação

Related Posts

SANTO DO DIA - 22 DE MAIO: SANTA RITA DE CÁSSIA

Santo do Dia 22 de Maio: Santa Rita de Cássia

  Santo do Dia 22 de Maio: Santa Rita de Cássia Santa Rita de Cássia é celebrada neste dia 22 de maio como símbolo de fé, perseverança e milagres. Conheça…

Leia Mais!
EVANGELHO DO DIA - 22/05/2025 - #HOMILIA DIÁRIA - #EVANGELHO DE HOJE - #LITURGIA DE HOJE

Evangelho do Dia 22/05/2025 – A mensagem de amor de Jesus

Evangelho do Dia 22/05/2025 – A mensagem de amor de Jesus | Blog do Lago Evangelho do Dia 22/05/2025 – A mensagem de amor de Jesus Evangelho do dia 22/05/2025…

Leia Mais!
SANTO DO DIA - 21 DE MAIO: BEATOS MANUEL GONZALEZ E COROINHA ADÍLIO

Beatos Manuel González e Adílio – 21 de maio | Santo do Dia

Beatos Manuel González e Adílio – 21 de maio | Santo do Dia Beatos Manuel González e Adílio – 21 de maio | Santo do Dia Beatos Manuel González e…

Leia Mais!
EVANGELHO DO DIA - 21/05/2025 - #HOMILIA DIÁRIA - #EVANGELHO DE HOJE - #LITURGIA DE HOJE

Evangelho do Dia 21/05/2025: A Videira e os Ramos

Evangelho do Dia 21/05/2025: A Videira e os Ramos Evangelho do Dia 21/05/2025: A Videira e os Ramos Evangelho do dia segundo João 15, 1-8 — uma poderosa reflexão para…

Leia Mais!
SANTO DO DIA - 20 DE MAIO: SÃO BERNARDINO DED SENA

Santo do Dia 20 de Maio: 1 história inspiradora de São Bernardino de Sena

Santo do Dia 20 de Maio: 1 história inspiradora de São Bernardino de Sena Santo do Dia 20 de Maio: 1 história inspiradora de São Bernardino de Sena Santo do…

Leia Mais!
EVANGELHO DO DIA - 20/05/2025 - #HOMILIA DIÁRIA - #EVANGELHO DE HOJE - #LITURGIA DE HOJE

Evangelho do Dia 20/05/2025: A paz verdadeira que vem do alto

  Evangelho do Dia 20/05/2025: A paz verdadeira que vem do alto Evangelho do dia 20/05/2025 é retirado do capítulo 14 do Evangelho segundo São João, versículos de 27 a…

Leia Mais!