Sanepar inspeciona tubulação no Lago de Itaipu com mergulhadores
Publicado em 19/05/2025 por Blog do Lago
Sanepar contratou mergulhadores para inspecionar os 225 metros de tubulação subaquática localizada no Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu. O objetivo da verificação periódica é garantir a integridade das estruturas ancoradas por cabos de aço submersos.
Trabalho subaquático garante segurança e abastecimento
Grande parte da operação foi realizada debaixo d’água. Além do registro de imagens de todo o percurso da tubulação, os mergulhadores realizaram reparos e substituíram peças desgastadas. A ação é fundamental para manter o funcionamento seguro da rede de abastecimento da cidade.
Segundo Wilson Bley, diretor-presidente da Sanepar, a operação dos sistemas de água e esgoto demanda serviços altamente especializados. “Com o compromisso de manter o abastecimento de água em quantidade e qualidade, a Companhia utiliza da melhor tecnologia disponível para manter o bom funcionamento dos equipamentos“, afirmou.
Prevenção de acidentes e impacto ambiental
O Lago de Itaipu é bastante movimentado por barcos de pesca, turismo e lazer. Segundo Márcio Luis de Souza, gerente-geral da região Sudoeste, a vistoria busca evitar riscos de acidentes, como o desprendimento de tubulações, ou redução da capacidade operacional da unidade de captação.
As condições climáticas, como velocidade da água, ventos, secas e enchentes, afetam a durabilidade dos materiais. A inspeção, com análise visual e tátil, permite identificar fissuras e determinar a necessidade de intervenções.
Polyana Varlett, gerente regional da Sanepar, destacou que neste ano foi identificada uma pequena fissura em uma peça de conexão entre os tubos, e o reparo foi feito imediatamente.
Desafios da operação de mergulho
O mergulhador Sandro Luiz Cardoso afirmou que a tarefa foi bastante complexa. “Houve uma ruptura em um colarinho de rede de PEAD, que faz a conexão com a parte metálica da estrutura fixa. A principal dificuldade foi a desconexão da tubulação em um ambiente com alta pressão de água, o que exige muita técnica dos mergulhadores”, explicou.
Captação flutuante iniciou em 2015
A captação flutuante da Sanepar no Lago de Itaipu iniciou sua operação em 2015. Ela conta com três conjuntos de motobombas e uma plataforma flutuante de 96 m². A estrutura está localizada a 250 metros da margem do lago e é conectada por tubos submersos até o píer que interliga com a unidade de tratamento.
Para mais informações sobre o abastecimento e serviços da Sanepar em Foz do Iguaçu, acompanhe as atualizações aqui no Blog do Lago.
Com informações da AEN – Foto: Sanepar