Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Renegociação de dívidas do Fies 2025 começa neste sábado


    Renegociação de dívidas do Fies 2025 começa neste sábado

     

    A renegociação de dívidas do Fies 2025 começa neste sábado (1º) e vai até dezembro de 2026. A medida deve beneficiar cerca de 160 mil estudantes com débitos em atraso, somando R$ 1,8 bilhão em dívidas.

    O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação que oferece crédito para estudantes de instituições privadas de ensino superior, abriu um novo período para renegociação de dívidas de contratos firmados a partir de 2018.

    De acordo com o MEC, o objetivo é ajudar os beneficiários que enfrentam dificuldades financeiras a regularizarem seus contratos e voltarem a ter o nome limpo nos cadastros de crédito.

    Como fazer a renegociação do Fies

    A Caixa Econômica Federal é o agente financeiro responsável pelos contratos do Fies e também pela renegociação dos débitos. O processo é totalmente digital e pode ser realizado pelo aplicativo Fies Caixa (disponível para Android e iOS) ou diretamente no site da Caixa.

    O estudante deve acessar a plataforma com CPF e senha cadastrada, sem necessidade de comparecer presencialmente a uma agência do banco.

    Termo aditivo e novas condições

    Após a solicitação, a renegociação será formalizada por meio de um termo aditivo ao contrato original, exigindo a concordância do estudante e de seus fiadores. Esse documento estabelece um novo prazo e valor para o pagamento.

    Vale lembrar que, caso o novo acordo seja descumprido, o estudante e seus fiadores terão seus nomes incluídos novamente nos cadastros de inadimplentes.

    Condições e prazos da renegociação

    O novo modelo do programa oferece condições facilitadas de pagamento, com destaque para:

    • Parcelamento em até 180 vezes (15 anos);
    • Desconto de 100% em juros e multas;
    • Parcela mínima de R$ 200, exceto se o saldo devedor for menor;
    • Prazo de adesão até 31 de dezembro de 2026.

    Essas condições visam garantir que mais estudantes consigam quitar suas pendências e retomar o equilíbrio financeiro.

    Quem pode renegociar

    Podem participar da renegociação de dívidas do Fies 2025 os estudantes que:

    • Tenham contratos assinados a partir de 2018;
    • Já estejam na fase de amortização (pagamento após a formatura);
    • Possuam parcelas atrasadas há mais de 90 dias, até 31 de julho de 2025.

    O MEC reforça que o processo é gratuito e que o estudante deve conferir as condições específicas no regulamento oficial.

    Mais informações

    Todos os detalhes e regras da renegociação estão disponíveis na Resolução nº 64/2025 do MEC.

    Para acompanhar outras atualizações sobre programas estudantis e benefícios sociais, acesse a seção de notícias do Brasil no Blog do Lago.

    renegociação de dívidas do Fies 2025, Fies 2025, renegociar dívidas do Fies, como renegociar Fies, Fies Caixa, aplicativo Fies, Ministério da Educação, MEC, estudantes endividados, financiamento estudantil, Fies parcelamento 180 vezes, desconto juros e multas Fies, prazo Fies 2026, regularização Fies, programa do governo



    Com informações do Agência Brasil – Foto: Jose Cruz/Agência Brasil