O anúncio da publicação de uma portaria para regulamentar a criação e comercialização do Porco Moura foi o grande destaque da abertura da Semana do Porco Crioulo, na Assembleia Legislativa do Paraná. A medida marca um passo importante para garantir a legalização da produção dessa raça nativa e aumentar seu valor comercial e cultural.
Porco Moura: raça nativa e carne de excelência
Conhecido pela maciez, suculência e sabor únicos, o Porco Moura é uma raça nativa brasileira que ganha cada vez mais reconhecimento no Paraná, estado referência na sua criação. Diferente do suíno industrial, o Moura se alimenta de frutas, tubérculos, verduras e sementes, mantendo um perfil mais natural e sustentável.
Objetivo da portaria da Adapar
A portaria será publicada nos próximos dias pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). De acordo com Rafael Gonçalves Dias, chefe do Departamento de Saúde Animal, o objetivo é regulamentar a produção para permitir a comercialização e exportação da carne Moura, garantindo biosseguridade e sanidade.
Principais pontos da regulamentação:
- Definição de quantidade de animais para consumo próprio (subsistência);
- Regras de criação ao ar livre e espaço mínimo por animal;
- Protocolos de higiene, isolamento e controle sanitário;
- Cadastro e registro de informações por parte dos produtores;
- Reconhecimento oficial para o mercado interno e externo.
Expectativas do setor e apoio da universidade
O professor Marson Warpechowski, da UFPR, celebrou a iniciativa e destacou que a nova regulamentação coloca o Paraná na vanguarda da América Latina quanto à valorização do Porco Moura. Já o produtor Ugo Gutierrez Filho, criador da raça Caruncho, afirmou que a portaria incentivará investimentos de pequenos produtores.
Semana do Porco Crioulo movimenta a Assembleia
A Semana do Porco Crioulo ocorre até sexta-feira (16), com exposições e degustações no Espaço Cultura da Assembleia. A ação é fruto de uma lei proposta pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, agora institucionalizada para ocorrer anualmente em maio. A Adapar também participa com banners informativos sobre sanidade animal.
Para mais notícias sobre o setor agropecuário, visite nossa categoria Agronegócio.
Leia também: Obituário de Foz do Iguaçu – Falecimentos de 13/05/2025.
Com informações da AEN – Foto: Pablo Aqsenen/Adapar