Reformas da aposentadoria 2025: descubra como se planejar 💼

Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria em 2025

Para saber quando será o momento de se aposentar, o trabalhador precisa estar atento às regras estipuladas pela Reforma da Previdência aprovada em 2019. Para a aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima foi elevada em seis meses. Neste ano de 2025, a mulher precisaria ter 59 anos e 30 anos de tempo de contribuição, e, para o homem, 64 anos e 35 anos de tempo de contribuição.ebc

As idades vão aumentando seis meses a cada ano. No caso da mulher, a idade chegará a 62 anos em 2031, enquanto que, para o homem, aos 65 anos, a partir de 2027. A possibilidade de se aposentar pelo sistema dos pontos (somatória da idade com o tempo de contribuição) também tem alterações neste ano. Para mulheres, são necessários 92 pontos (com pelo menos 30 anos de contribuição). Para os homens, 102 pontos (com 35 anos no sistema do INSS). 

Uma situação diferente é para professores, que precisam ter tempo de contribuição mínimo no magistério (25 anos para mulher e 30 anos para homens). Em 2025, as professoras precisam somar 87 pontos e os professores, 97. A pontuação será acrescida de um ponto a cada ano até atingir o limite de 100 pontos para a mulher e 105 pontos para o homem.

Pedágio

Existem ainda as regras de transição de “pedágio” voltadas às pessoas próximas de se aposentar. O pedágio de 50% prevê que o trabalhador cumpra um período adicional correspondente à metade do tempo faltante na data da reforma (2019). Já o pedágio de 100% exige idade mínima, tempo de contribuição e o cumprimento de um período adicional igual ao tempo faltante. Esse método pode proporcionar um benefício mais alto.

No pedágio de 50%, as pessoas precisariam trabalhar por mais metade do tempo que faltava para chegar ao tempo previsto de contribuição (30 anos para mulheres e 35 anos para homens). No caso de pedágio de 100%, homens necessitariam ter 60 anos de idade, e mulheres, 57. Faltando dois anos para se aposentar, por exemplo, os trabalhadores teriam que ficar mais quatro anos no serviço.

O Instituto Nacional do Seguro Social disponibiliza ferramenta para que os trabalhadores possam simular o tempo necessário para pedir o benefício, no aplicativo do INSS. Todas as regras podem ser conferidas no site do instituto.

Com informações do Agência Brasil – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Related Posts

PREVISÃO DO TEMPO: Nordeste terá muitas nuvens e chuva, nesta quinta-feira (8)

Previsão do tempo: 4 estados do Nordeste terão chuva nesta terça (13)

  O Nordeste terá um dia com bastante variação no tempo nesta terça-feira (13), com destaque para os estados do Maranhão (MA), Bahia (BA), Sergipe (SE) e Alagoas (AL), que…

Leia Mais!
PREVISÃO DO TEMPO: Centro-Oeste terá poucas nuvens e chuva, nesta segunda-feira (12)

Previsão do tempo: 3 estados do Centro-Oeste têm chance de chuva nesta terça (13)

  A previsão do tempo para esta terça-feira (13) indica céu com poucas nuvens e possibilidade de chuva em diversas áreas do Centro-Oeste, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia…

Leia Mais!
PREVISÃO DO TEMPO: Sudeste terá possibilidade de chuva,  nesta terça-feira (13)

Previsão do tempo: Sudeste pode ter chuva em 4 áreas nesta terça (13)

  A previsão do tempo para esta terça-feira (13) indica possibilidade de chuva em quatro regiões do Sudeste: Espírito Santo (ES), Rio de Janeiro (RJ), norte de São Paulo (SP)…

Leia Mais!
PREVISÃO DO TEMPO: Sul varia entre poucas e muitas nuvens, nesta terça-feira (6)

Previsão do tempo: Sul terá variação de nuvens nesta terça (13)

  A previsão do tempo para esta terça-feira (13) aponta céu variando entre poucas e muitas nuvens em todos os três estados da Região Sul: Paraná (PR), Santa Catarina (SC)…

Leia Mais!
Imagens engracadas de hoje

Imagens engraçadas de hoje: 13 de Maio de 2025

Leia Mais!
PREVISÃO DO TEMPO: Norte será chuvoso, nesta segunda-feira (12)

Região Norte será chuvosa nesta segunda-feira (12)

  A Região Norte será chuvosa nesta segunda-feira (12), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A previsão indica instabilidade em grande parte dos estados, com destaque para chuvas intensas…

Leia Mais!