Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Recuperação de Nascente: Governo de São Miguel do Iguaçu Celebra o Dia Mundial da Água 🌊

    Para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado na última sexta-feira, 22, o Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou a recuperação de mais uma nascente, desta vez, na comunidade Linha Navegantes.

    A ação foi desenvolvida pela equipe da secretaria, com recursos próprios do município, na propriedade do senhor Clovis Escher.

    O secretário de Meio Ambiente, Claudinei de Almeida, explicou que essa iniciativa foi pensada e executada pela equipe da secretaria para marcar esta data tão significativa. ‘Pensamos em maneiras de comemorar essa data tão importante e a nossa equipe definiu que a recuperação de nascente seria algo efetivo e direto para o cuidado da água’, destacou.

    O vice-prefeito, Claudio Rodrigues, esteve acompanhando os trabalhos e parabenizou a equipe pela iniciativa. ‘Quando cuidamos da nascente, ela fornece água boa para a propriedade e fica disponível para as próximas gerações, parabéns pelo grande trabalho pensando no futuro’, relatou.

    Uma nascente, também conhecida como olho d’água, mina d’água, fio d’água, cabeceira e fonte, nada mais é que o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, dando origem a cursos d’água.

    O processo de recuperação e conservação das nascentes consiste, basicamente, em três fundamentos básicos que são: proteção da superfície do solo, criação de condições favoráveis à infiltração da água no solo e a redução da taxa de evapotranspiração.

    Até o momento, atual gestão já recuperou 05 nascentes nas comunidades Linha Cotiporã, Linha Marfim e Bandeirantes, por meio do convênio Linha Ecológica, firmado com a Itaipu Binacional, por meio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. De acordo com o secretário, novas recuperações serão realizadas. ‘Estamos terminando o mapeamento e, em breve, firmaremos um novo convênio para a recuperação de mais 20 nascentes’, explicou o secretário Claudinei de Almeida.

    Com informações da Assessoria – Foto: divulgação