Projeto de Lei Proíbe Acúmulo de Funções de Motorista e Cobrador: Entenda as Implicações!

A Câmara dos Deputados, em Brasília, vai analisar um projeto de lei que proíbe o acúmulo dos cargos de motorista e de cobrador (dupla função) e ainda prevê multa e detenção de seis meses a empresários de ônibus que exigirem ou permitirem a prática.

Trata-se do Projeto de Lei 2843/24 de autoria da suplente de deputada Loreny Mayara Caetano Roberto (Solidariedade-SP), que segundo a Agência Câmara de Notícias, atualmente está fora do exercício do mandato e é apoiada pelos deputados Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e Luiz Carlos Motta (PL-SP). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Mas a proposta ainda tem longa tramitação prevista, como apurou o Diário do Transporte.

Antes de ser votada pelo Plenário da Câmara, precisa passar pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Caso seja aprovada pelo Plenário, vai para o Senado ser votada.

Não há prazo para toda a tramitação ser concluída.

A proposta quer incluir a proibição no Código de Trânsito Brasileiro.

Em nota, Loreny afirmou que o acúmulo das funções de motorista e de cobrador nos transportes coletivos coloca em risco a segurança de passageiros, motoristas e pedestres, além de submeter os trabalhadores a condições precárias e degradantes.

“A principal função do motorista é conduzir o veículo com total atenção e responsabilidade”, diz a autora. “Ao acumular funções, o motorista se vê obrigado a desviar a atenção da direção, e a distração aumenta significativamente o risco de acidentes”, acrescenta.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, segundo a Agência Câmara de Notícias.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Com informações do Diário do Transporte – Foto: divulgação

Related Posts

Rodoviários de Foz do Iguaçu (PR) suspendem greve prevista após acordo com empresa e prefeitura

Greve de ônibus suspensa em Foz: veja o que mudou 🚌⚠️

Os motoristas de ônibus da Viação Santa Clara (Visac), concessionária do transporte coletivo de de Foz do Iguaçu (PR), suspenderam a greve que estava prevista para a próxima segunda-feira, dia…

Read more
Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) prorrogará contrato de ônibus com subsídio de R$ 30 milhões

Foz do Iguaçu prorroga contrato de transporte público! 🚍💰

A Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) anunciou a intenção de estender o contrato do serviço de transporte público de ônibus. Essa decisão manterá o modelo atual, que destina aproximadamente…

Read more
DALL·E 2025 02 12 19.41.28 Uma ilustracao realista de um onibus urbano moderno com passageiros usando Wi Fi gratuito em seus dispositivos moveis. Alguns passageiros estao assist

Wi-Fi grátis nos transportes? 🚍📶 Novo projeto em análise!

A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 4246/24, que propõe a instalação obrigatória de rede de internet sem fio (Wi-Fi) gratuita em diferentes meios de transporte coletivo…

Read more
Reajuste nos preços da gasolina e diesel começa a valer a partir de sábado (1º)

Aumento de ICMS eleva preços da gasolina e diesel em fevereiro!

A partir do próximo sábado, 1º de fevereiro de 2025, os consumidores de todo o Brasil terão que arcar com preços mais altos para a gasolina e o diesel. O…

Read more
Unesul expande operações com novas seções na linha Foz do Iguaçu – Porto Alegre

🚍 Unesul Expande Operações em Foz do Iguaçu e Porto Alegre

A Unesul de Transportes obteve autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para expandir suas operações na linha Foz do Iguaçu (PR) – Porto Alegre (RS), via Caxias do…

Read more
IPVA 2025: 86% dos municípios do Paraná têm menos de 10 mil veículos tributáveis

IPVA 2025: 86% das cidades do PR têm menos de 10 mil veículos

A frota tributável de cerca de 86% dos municípios paranaenses é de menos de 10 mil veículos, segundo dados da Receita Estadual. São 345 cidades que ficam abaixo da média…

Read more