Programas de educação financeira preparam herdeiros para a sucessão familiar, por Márcia Abreu e Silvinei Toffanin

Marcia Abreu e Silvinei Toffanin

Planejar a sucessão familiar envolve uma série de aspectos. Um deles, apesar de parecer óbvio, implica a preparação dos herdeiros em relação à educação financeira, uma ferramenta essencial para garantir a perpetuação e o crescimento do patrimônio familiar.

Investir tempo e recursos na formação dos futuros gestores é uma decisão estratégica. Somente ao adquirir uma gama completa de conhecimentos na área, eles serão capazes de tomar decisões cruciais, especialmente no caso do Brasil, onde precisamos lidar com os mais diversos desafios fiscais e administrativos. Além disso, um herdeiro financeiramente consciente estará mais preparado para enfrentar obstáculos e aproveitar oportunidades.

A falta de conhecimento relacionado ao planejamento estratégico das finanças e como lidar com situações financeiras complexas, pode levar a perdas significativas de patrimônio. Por isso, educar financeiramente os herdeiros é tarefa essencial para a continuidade dos negócios e, claro, para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.

O processo de instrução dos herdeiros pode e deve começar ainda na infância. Jogos educativos que envolvam a gestão do dinheiro podem ser excelentes maneiras de introduzir conceitos de finanças mais básicos. Com o amadurecimento intelectual, será possível passar a temas mais profundos, como a importância do crédito, gestão de dívidas e à questão dos impostos.

O aprendizado deve ser contínuo e se adaptar conforme as responsabilidades dos herdeiros aumentam. É fundamental, por exemplo, que eles saibam diversificar investimentos, compreender as movimentações do mercado financeiro, que tenham a capacidade de criar planejamentos financeiros, entender sobre os diferentes ativos disponíveis no mercado e como administrar cada um, além de ter capacidade de avaliar riscos e retornos de cada tipo de investimento e como constituir um portfólio equilibrado.

É claro que pode haver resistência por parte do herdeiro ao aprendizado desses temas. Eles realmente são complexos, então é comum que isso aconteça, especialmente nos casos daquele que não têm envolvimento direto na gestão da empresa. Porém, é essencial que estratégias sejam traçadas a fim de alcançar esse objetivo. Investir na formação financeira dos sucessores será primordial para garantir a continuidade do legado deixado pela família.

Com a formação adequada e, se necessário, com o auxílio de um conselheiro que possa ser consultado continuamente, os herdeiros poderão garantir o alinhamento adequado da empresa em relação às necessidades dos clientes atendidos, bem como da própria companhia e de seus colaboradores.

*Márcia Abreu e Silvinei Toffanin são sócios da DIRETO Group – empresa de wealth management reconhecida por sua integridade e solidez corporativa acumuladas em quase 30 anos de mercado. A consultoria oferece serviços de consultoria, contabilidade, controladoria, assessoria fiscal, tributária, trabalhista, legal, societária, BPO Financeiro, planejamento financeiro estratégico, gestão e administração de Family Offices, criação de Offshores, além de soluções de tecnologia, ciência de dados e inteligência.

Com informações da Assessoria – Foto: divulgação

Related Posts

ChatGPT Image 10 de mai. de 2025 18 09 40

Copel falha por 7 horas em Santa Terezinha de Itaipu

Santa Terezinha de Itaipu viveu um sábado caótico neste 10 de maio de 2025. Sem qualquer sinal de chuva ou tempestade, a energia elétrica foi interrompida às 10h30 da manhã…

Leia Mais!
SauloAdami Creditos Jeanine Wandratsch Adami

Da TV ao pó, por Saulo Adami

A perda da memória documental da TV brasileira começou logo após sua inauguração e ainda não parou. Seja por desinteresse, descuido, falta de consciência ou de recursos. Como escreveu a…

Leia Mais!
ChatGPT Image 3 de mai. de 2025 12 39 43

Vereador solicita fiscalização contra escapamentos adulterados

Santa Terezinha de Itaipu — Atendendo aos apelos da comunidade, o vereador Alexandro Tavares Pereira (PSDB) apresentou uma indicação ao Executivo Municipal solicitando a intensificação da fiscalização de motocicletas com…

Leia Mais!
Ives Gandra da Silva Martins

Considerações sobre a decisão da 1ª turma do STF que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu, por Ives Gandra

A decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro de aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e torná-lo réu, entendendo que houve…

Leia Mais!
Imagem do WhatsApp de 2025 04 17 as 08.16.26 1359e5e3

Horários da Viza para os feriados de abril: confira 🚌

A Viza Transportes, responsável pelo transporte intermunicipal entre Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, informa que nos feriados de Sexta-feira Santa (18 de abril de 2025) e Tiradentes…

Leia Mais!
Terceira idade: quando a vulnerabilidade se torna fazer poético, por Vicente Humberto

Terceira idade: quando a vulnerabilidade se torna fazer poético, por Vicente Humberto

A poesia é um elemento vivo — um componente essencial da arte de viver, independentemente da idade. Não existe essa coisa de “idoso” quando se fala de poesia. A poesia…

Leia Mais!