Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Programa ‘Deixando de Fumar sem Mistérios’ em São Miguel do Iguaçu: Saúde em Ação! ?

    O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, iniciou na noite de quarta-feira, 06, o programa ‘Deixando de fumar sem mistérios’, destinado a ajudar os participantes a parar de fumar.

    O encontro aconteceu na sala da Academia de Saúde localizada ao lado da Unidade Básica de Saúde Central Rosa Rosanelli Boles, e esse primeiro grupo conta com 14 participantes. Serão 08 encontros, uma vez por semana, durante dois meses.

    Ao iniciar, o participante passa por uma consulta médica. “Realizamos uma entrevista perguntando sobre quanto tempo fuma e a quantidade para saber o grau de dependência”, explicou o médico Willian Jaber Júnior.

    Depois disso, é estabelecida a meta terapêutica de cada participante. “Há medicamentos que são utilizados como a bupropiona, adesivo e a goma de nicotina”, completa o médico.

    Dr. Willian, no entanto, esclarece que para surtir efeito o tratamento é preciso, além da medicação, um acompanhamento multiprofissional. “Por isso, o programa tem psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, farmacêutica, assistente social e nutricionista”, enfatizou.

    O programa consiste na realização de oito sessões de grupo (de 10 a 15 pessoas), de uma hora e meia, uma vez por semana, por um período de oito semanas. “Num programa com essa duração, obtém-se tanto êxito quanto num programa mais longo. Contendo todos os elementos que são significativos para ajudar fumantes a pararem de fumar e a permanecerem sem cigarros, ele aborda os comportamentos, pensamentos e sentimentos dos fumantes”, conta a assistente social da Secretaria de Saúde, Lairce Maria Rippel.

    Os participantes estão otimistas e esperam vencer o vício. “Sozinho é difícil, mas em grupo e com a ajuda de vários profissionais é possível. Fumo há 21 anos e tentei várias vezes parar sozinho, mas não consigo. Espero agora estar no caminho certo”, relatou o senhor A. C.

    A participante E. R. disse que foi convidada a integrar o programa e aceitou prontamente. “Quero parar e acredito que vou. Na próxima entrevista quero dar o depoimento dizendo que PAREI DE FUMAR”, falou emocionada.

    Depois de terminar esse grupo um novo vai ter início. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (45) 3565-8190, falar com a psicóloga Talini Trich.

    Com informações da Assessoria – Foto: divulgação