Previsão do tempo na Região Norte indica chuvas isoladas neste sábado
Previsão do tempo na Região Norte indica chuvas isoladas neste sábado
A previsão do tempo para a Região Norte neste sábado (25) indica pancadas de chuva isoladas, com alertas de chuvas intensas e baixa umidade em algumas áreas, segundo o Inmet.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo potencial de chuvas intensas em todo o Acre, boa parte do Amazonas e no norte de Rondônia, incluindo Buritis. Além disso, há aviso de baixa umidade no centro-sul de Tocantins, incluindo a capital Palmas.
Condições climáticas por período do dia
Pela manhã, o céu estará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em grande parte do Acre, Amazonas, oeste de Roraima, leste do Amapá e litoral do Pará, incluindo Belém. Tocantins, Pará e demais regiões do Amapá e Roraima terão céu variando entre muitas e poucas nuvens. Rondônia e leste do Amazonas, como Porto Velho e Manaus, registram muitas nuvens com pancadas de chuva.
À tarde, as pancadas de chuva avançam e cobrem Acre, Amazonas, Rondônia e Porto Grande (AP). Chuvas isoladas atingem o leste de Roraima e o sudoeste do Pará, como em Santarém. As demais áreas do Pará e Tocantins permanecem com tempo firme.
À noite, as pancadas com trovoadas permanecem nas mesmas regiões, enquanto o céu segue com muitas e poucas nuvens no Pará e Tocantins.
Temperaturas e umidade
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 23°C em Rio Branco, Palmas e Belém, e a máxima pode chegar a 36°C em Porto Velho. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 100%, exigindo atenção aos cuidados com a hidratação e a saúde.
5 motivos para acompanhar a previsão do tempo
- Agricultura: garante o planejamento de colheitas e plantios.
- Marinha: protege marinheiros, navios e passageiros.
- Aeronáutica: assegura a segurança de pilotos e aeronaves.
- Pesca: proporciona condições seguras para a atividade.
- Turismo: permite planejar passeios e viagens tranquilas.
Importância das observações meteorológicas
As observações realizadas pelo Inmet são fundamentais para elaborar previsões em tempo real, gerar estatísticas climáticas e colaborar com órgãos internacionais. Esses dados auxiliam no estudo do clima e na criação das Normais Climatológicas, seguindo as diretrizes da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com informações do Brasil 61 – Foto: Brasil 61








