Plano Nacional de Turismo Aprovado: O Que Esperar dos 10 Milhões de Visitantes por Ano! ✈️🌍

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 12.136, que aprova o Plano Nacional de Turismo para o quadriênio 2024-2027. O objetivo é que o Brasil seja o país que mais recebe turistas na América do Sul até 2027, para que o turismo seja vetor de desenvolvimento sustentável e gerador de trabalho e renda para os cidadãos brasileiros.
 

Temos o compromisso de alcançar a marca de 10 milhões de visitantes estrangeiros e, se mantivermos os bons resultados registrados neste ano, não tenho dúvida de que atingiremos o objetivo. O plano não é do Ministério do Turismo, é uma orientação para todos, órgãos públicos e iniciativa privada”

Celso Sabino, ministro do Turismo

O documento, também assinado pelo ministro Celso Sabino (Turismo), define metas a serem alcançadas pelo setor nos próximos três anos, como o aumento de 93 milhões para 150 milhões no número de viagens nacionais e alcançar a marca de US$ 8,1 bilhões em receitas geradas por estrangeiros.
 

Estima-se ainda elevar de 2 milhões para 3 milhões o número de postos de trabalho formais no turismo nacional e superar os 8,1 milhões de turistas internacionais anuais, alcançando a marca de 10 milhões.
 

“Temos o compromisso de alcançar a marca de 10 milhões de visitantes estrangeiros e, se mantivermos os bons resultados registrados neste ano, não tenho dúvida de que atingiremos o objetivo. O plano não é do Ministério do Turismo, é uma orientação para todos – órgãos públicos e iniciativa privada. É um plano para o Brasil, a ser implementado por todos”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
 

São princípios do Plano:

  1. Cooperação e regionalização
  2. Desenvolvimento e inserção produtiva de pessoas
  3. Sustentabilidade
  4. Inovação e transformação digital e democratização do acesso ao turismo
     

Como visão para 2027, o Plano tem a finalidade de ordenar ações e orientar a atuação do Estado, além do uso de recursos para o desenvolvimento do setor em âmbito nacional.
 

PROGRAMAS — Alinhado ao Plano Plurianual 2024-2027, o novo PNT institui 20 programas e planos setoriais. As estratégias serão construídas de forma participativa, no âmbito das Câmaras Temáticas do CNT, que poderão contar com convidados da sociedade civil e especialistas. Uma das ações é o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, corroborando a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
 

QUALIFICAÇÃO – O documento define ainda a execução, entre outros, de programas de qualificação profissional e de inserção produtiva no turismo, de mobilidade e conectividade e segurança turística, além de planos de competitividade, facilitação de crédito e de incentivo, atração de investimentos privados, mobilidade e infraestrutura, marketing nacional e internacional.
 

TENDÊNCIAS – O Plano também apresenta as tendências observadas para os próximos anos no setor, a exemplo do afroturismo, do turismo regenerativo (busca por viagens cada vez mais ecologicamente conscientes e com menos impactos ambientais), do nomadismo digital, das experiências gastronômicas como motivação principal de viagens, do turismo de esportes e do turismo musical. “Trabalhamos por sustentabilidade econômica, ambiental e social. É preciso, como estamos fazendo, incentivar o turismo de base comunitária, que permite a distribuição igualitária de benefícios e a redução de danos ambientais. É isso que vamos mostrar ao mundo na COP30, consolidando o Brasil na vanguarda do desenvolvimento sustentável”, afirmou Sabino.
 

COOPERAÇÃO – O PNT será executado em regime de cooperação entre União, estados e municípios e terá o Ministério do Turismo como apoiador na elaboração de planos estaduais, distrital, regionais e municipais de desenvolvimento turístico, em conformidade com o Plano Nacional para o quadriênio 2024-2027.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – Foto: divulgação

Related Posts

TURISMO NA 769UTICO 46 1

Descubra os dados urgentes sobre o Turismo Náutico no Lago de Itaipu

O Itaipu Parquetec sediou nesta terça-feira (15), a reunião do Fórum Permanente de Turismo Náutico no Lago de Itaipu – microrregião de Foz do Iguaçu. O encontro contou com a…

Read more
6735e35be2a65

Perfil dos turistas em Foz do Iguaçu revela surpresas 📊🌍

Uma iniciativa do Itaipu Parquetec e da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, com apoio do Fundo Iguaçu, revelou dados valiosos sobre o comportamento, as preferências e as…

Read more
Com apoio do Estado, operadora de turismo fará sua maior convenção em Foz do Iguaçu

Convenção BWT 2025 agita Foz com turismo que transforma 🌎

Com apoio do Governo do Estado, através do Viaje Paraná, órgão de promoção do setor, a Operadora de Turismo BWT promete realizar a maior Convenção de sua trajetória em Foz…

Read more
Mais 350 agentes de viagens são impactados com potenciais do Paraná em Foz do Iguaçu

Convenção Visual e Rextur agita Foz do Iguaçu esta semana ✈️

Acontece nesta segunda-feira (17), em Foz do Iguaçu (Oeste), a Convenção das operadoras Visual e Rextur, parte do calendário de grandes convenções turísticas que serão sediadas no Estado ao longo…

Read more
Em Foz do Iguaçu, 150 agentes de viagens participam da Convenção da Abreu, primeira de 2025

Convenção da Abreu destaca turismo do Paraná Veja detalhes ✈️

A  Convenção da Agência Abreu deu início neste sábado (15) à série de grandes convenções turísticas que serão sediadas no Estado ao longo deste ano, como resultado do trabalho do…

Read more
Estado mostra resultados, ações e conquistas do turismo a empresários de Foz do Iguaçu

Turismo no Paraná cresce e atrai investimentos 🌍✨

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná, participou nesta sexta-feira (14) de uma reunião na Associação Comercial e Empresarial de Foz do…

Read more