Pets Enfermeiros: Como Eles Ajudam na Recuperação de Pacientes! 🐾💊

Quem tem um animal de estimação sabe bem que sua presença faz toda a diferença para o bem-estar do tutor; mas, mais do que isso, pets também podem ajudar crianças, adultos ou idosos durante a recuperação de tratamentos. O contato por apenas dez minutos com um cão ou gato — de pequeno ou grande porte, vai depender de cada caso — já é capaz de aliviar dor e trazer mudanças em casos de ansiedade e depressão, segundo pesquisadores da Universidade de Saskatchewan, no Canadá.

Esse breve contato já ajuda o corpo a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides, de acordo com pesquisas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos. A presença dos bichinhos também auxilia na produção de endorfina, agindo como um analgésico natural, e serotonina, regulando humor, sono e apetite.

Conhecida como “zooterapia”, a prática pode ajudar pacientes hospitalizados, pacientes com câncer, entre outros casos, atuando como um complemento ao tratamento vigente. No tratamento do câncer, por exemplo, os pets ajudam a desviar a atenção dos efeitos colaterais dos remédios e da quimioterapia.

Como parte da zooterapia, existem dois métodos: a Terapia Assistida por Animais (TAA), e a Atividade Assistida por Animais (AAA). A primeira é utilizada com o objetivo de amenizar dores de pacientes durante recuperação ou tratamento, feita com critérios específicos e diagnósticos, e precisa ser acompanhada por profissionais da área da saúde; já a segunda, é com foco recreativo, sem gerar análise de pacientes, e envolve visitação, recreação e distração com o contato com os bichinhos.

“O importante é sempre avaliar com o médico do caso qual é a abordagem mais adequada. Também é indispensável avaliar se o pet em questão está mesmo saudável e com as vacinas em dia, além de entender se a sua personalidade é compatível para essas situações. Tomados todos os cuidados, a prática tem tudo para ser proveitosa”, comenta Marina Meireles, médica comportamentalista do Nouvet, centro veterinário de nível hospitalar em São Paulo.

Para além de alguns minutos em contato, uma recuperação acompanhada de um animalzinho pode causar um efeito prolongado e melhorias na prática de atividades físicas, comunicação, memória e concentração. “Ter os pets presentes também pode estimular uma humanização do ambiente clínico ou hospitalar, distraindo os pacientes e revivendo um cotidiano familiar”, comenta Marina.

Com crianças, a prática também se mostra bem-vinda. Para elas, ter que lidar com muitos médicos, o ambiente hospitalar ou os efeitos dos tratamentos pode ser mais delicado e difícil. Então, incentivar a interação entre elas e os bichinhos pode melhorar o humor, a disposição, a comunicação e a paciência durante a hospitalização.

“Existem diversas instituições que promovem esses momentos de forma gratuita com hospitais públicos e privados para levar leveza a um cenário tão delicado. Pets são uma ótima fonte de felicidade, diversão e amor e podem fazer toda a diferença na recuperação de crianças, adultos e idosos”, complementa o veterinário do Nouvet.

Com informações da Assessoria – Foto: divulgação/Freepik

Related Posts

Cuidado com a tosa no verão

Cuidado com a tosa no verão: veja o que evitar e proteger seu cão

Com a chegada do verão, os cuidados com os nossos amigos de quatro patas precisam ser redobrados. 🐶🌞 O calor pode deixar os cães mais desanimados e com preguiça no…

Read more
Tecpar revoluciona sanidade animal com novas tecnologias em 2024

Tecpar revoluciona sanidade animal com novas tecnologias em 2024

Com investimentos estratégicos em pesquisa e tecnologia, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) reforça sua atuação na sanidade animal e no agronegócio brasileiro. Um dos destaques é a construção…

Read more
Fogos de artifício

Fogos de artifício: veja os perigos para pets e o que fazer 🐶🐱

Quatro em cada dez brasileiros conhecem um cachorro ou gato que desapareceu por causa de fogos de artifício. Apesar de proibido no estado de São Paulo, muitas pessoas ainda soltam…

Read more
Filhote de anta Natalino ganha festa temática no RBV

Filhote de anta Natalino ganha festa temática no RBV 🐾🎉

O Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), mantido pela Itaipu, realizou uma celebração especial no último dia 25 de dezembro. O protagonista da festa foi Natalino, um filhote de anta que…

Read more
Pets: guia orienta tutores para viagem aérea com segurança e conforto

Guia completo para viagem aérea segura com cães e gatos 🐾✈️

Tutores de animais domésticos já podem consultar o “Guia de Orientações para Transporte Aéreo de Cães e Gatos”, lançado pelas associações de empresas de transporte aéreo. Desenvolvido com base no…

Read more
Nascimentos no maior berçário de tartarugas do Brasil caem 75%

Queda drástica no nascimento de quelônios no Rio Guaporé

O número de nascimentos de quelônios no maior berçário do país pode não passar de 350 mil em 2024, segundo informações do Projeto Quelônios da Amazônia (PQA). O patamar representa…

Read more