Perfil dos turistas em Foz do Iguaçu revela surpresas 📊🌍

6735e35be2a65

Uma iniciativa do Itaipu Parquetec e da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, com apoio do Fundo Iguaçu, revelou dados valiosos sobre o comportamento, as preferências e as percepções dos turistas que visitaram o município entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. A pesquisa de caracterização da demanda turística, realizada em três fases distintas, destaca sobre quem são os visitantes de Foz do Iguaçu, o que os atrai à cidade e como percebem sua experiência no destino.

O levantamento teve como principal objetivo atualizar o perfil dos turistas, fornecendo informações estratégicas para subsidiar decisões de gestores públicos, empresários e demais atores envolvidos no desenvolvimento do turismo local. Foram analisadas questões como hábitos de consumo, motivos que levam os visitantes a retornar — ou não — à cidade, além da probabilidade de recomendação de Foz do Iguaçu a outras pessoas.
IGUASSUFALLS 07052024KS
Segundo o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites “A geração e a análise de dados sobre o comportamento dos visitantes são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias de mercado mais eficazes, alinhadas aos princípios de um turismo cada vez mais sustentável. Esses dados subsidiam tanto o setor público quanto o privado em tomadas de decisão, promovendo maior integração e inovação na criação de negócios”, destaca.

O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, enfatiza a importância da atualização em pesquisas sobre os turistas que chegam ao destino. “Esses dados nos permitem planejar melhor a gestão e aplicar os investimentos de forma mais assertiva. Com a pesquisa, nós conseguimos reunir informações sobre quem nos visita e de onde esse turista veio, o que ajuda a minimizar erros e direcionar melhor os recursos. Essa colaboração fortalece também a gestão integrada do turismo de Foz e, mais do que isso, contribui diretamente para alcançarmos resultados concretos”, explica o secretário.

Metodologia aplicada

A pesquisa foi conduzida em três períodos estratégicos: baixa-média temporada, alta temporada com feriado prolongado e alta temporada durante as férias escolares. A coleta de dados ocorreu em pontos de grande circulação, como o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, a rodoviária a Ponte Tancredo Neves e hotéis da cidade. Foram ouvidos apenas turistas maiores de 18 anos, não residentes na região e que permaneceram na cidade por mais de três horas, critérios que asseguraram um recorte mais preciso do público visitante.
0S6A2492
A amostragem considerou o fluxo anual de visitantes às Cataratas do Iguaçu em 2023, garantindo representatividade estatística com alta confiabilidade e baixa margem de erro.

Principais resultados

Entre os resultados, destaca-se o alto índice de satisfação com o destino: mais de 94% dos entrevistados afirmaram que recomendariam Foz do Iguaçu a outras pessoas, índice que se manteve estável ao longo das três fases. Além disso, os atrativos naturais foram os grandes motivadores da viagem, com destaque para as Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves, além do comércio paraguaio, a Itaipu Binacional, dentre outros.

A pesquisa também revelou o crescimento do turismo em família e da busca por experiências sustentáveis. Na primeira fase, por exemplo, 47% dos entrevistados estavam viajando com familiares. Já na terceira fase, em pleno período de férias escolares, esse número saltou para 65%, demonstrando que Foz tem grande atratividade para o perfil familiar.

Outro dado relevante é o tempo de permanência na cidade: mais da metade dos visitantes permaneceu entre 3 e 5 dias, e grande parte deles utilizou transporte aéreo para chegar ao destino.

Impacto para o setor 

Ao fornecer um panorama atualizado da demanda turística, o estudo contribui para o aprimoramento da gestão do destino e da experiência do visitante. O mapeamento das preferências, perfis e motivações dos turistas permite maior assertividade em campanhas promocionais, no aprimoramento da infraestrutura turística e na criação de produtos mais alinhados às expectativas dos visitantes.
6735e35be2a65
O projeto se consolida como um importante instrumento de planejamento e de estímulo ao desenvolvimento sustentável do turismo em Foz do Iguaçu, uma atividade que, além de movimentar a economia, reforça a imagem da cidade como um dos destinos mais completos e encantadores do Brasil.

Os relatórios completos e infográficos das três fases da pesquisa estão disponíveis no site do Itaipu Parquetec: www.itaipuparquetec.org.br.

Com informações da Assessoria – Fotos: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec

Related Posts

FUTURISMO

Startups podem receber até R$ 100 mil com edital do Itaipu Parquetec

Startups podem receber até R$ 100 mil com o novo edital “Futurismo”, lançado pelo Itaipu Parquetec durante o Web Summit Rio 2025. A iniciativa é voltada ao desenvolvimento de soluções…

Leia Mais!
DSC03885

6ª Convenção BWT em Foz do Iguaçu: Oportunidades Imperdíveis para o Turismo

A 6ª edição da Convenção BWT foi aberta oficialmente na manhã deste domingo (27), no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu, reunindo 500 profissionais do turismo de 11 estados brasileiros. O evento, que segue…

Leia Mais!
TURISMO NA 769UTICO 46 1

Descubra os dados urgentes sobre o Turismo Náutico no Lago de Itaipu

O Itaipu Parquetec sediou nesta terça-feira (15), a reunião do Fórum Permanente de Turismo Náutico no Lago de Itaipu – microrregião de Foz do Iguaçu. O encontro contou com a…

Leia Mais!
Com apoio do Estado, operadora de turismo fará sua maior convenção em Foz do Iguaçu

Convenção BWT 2025 agita Foz com turismo que transforma 🌎

Com apoio do Governo do Estado, através do Viaje Paraná, órgão de promoção do setor, a Operadora de Turismo BWT promete realizar a maior Convenção de sua trajetória em Foz…

Leia Mais!
Mais 350 agentes de viagens são impactados com potenciais do Paraná em Foz do Iguaçu

Convenção Visual e Rextur agita Foz do Iguaçu esta semana ✈️

Acontece nesta segunda-feira (17), em Foz do Iguaçu (Oeste), a Convenção das operadoras Visual e Rextur, parte do calendário de grandes convenções turísticas que serão sediadas no Estado ao longo…

Leia Mais!
Em Foz do Iguaçu, 150 agentes de viagens participam da Convenção da Abreu, primeira de 2025

Convenção da Abreu destaca turismo do Paraná Veja detalhes ✈️

A  Convenção da Agência Abreu deu início neste sábado (15) à série de grandes convenções turísticas que serão sediadas no Estado ao longo deste ano, como resultado do trabalho do…

Leia Mais!

Comments are closed.