Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Pequenas Empresas & Grandes Negócios muda de horário 🚀

Prepare-se para uma dose extra de inspiração nas manhãs de sábado! Assim como quem empreende, o “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” também está sempre se reinventando! A partir deste sábado, 1º de fevereiro, o programa comandado pelo apresentador Pedro Lins estreia seu novo dia e horário, às 7h50, na TV Globo. Muitas novidades, mas com a mesma missão: rodar o Brasil e mostrar as histórias emocionantes de quem constrói o próprio sucesso, com muita informação, dicas valiosas e um olhar atento às tendências do mercado.

“O sábado é dia útil para muitos brasileiros, e a manhã de sábado é considerada uma “extensão da semana”. É um momento de arrumar a casa e finalizar alguns compromissos para realmente começar o fim de semana, momento em que ter informação é fundamental para se preparar para o dia. O ‘Bom Dia Sábado’ é a TV Globo oferecendo informação e serviço para começar o final de semana bem-informado e a nova grade nas manhãs de sábado oferece um mix com informação, localismo e histórias de empreendedores de todo Brasil, com o ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ e com o ‘É de Casa”. Pensamos em um trilho de conteúdos adequados ao mood e aos interesses do público que está no horário”, comenta a diretora de programação da TV Globo, Leonora Bardini.

O noticiário é o 2º gênero mais consumido pelas pessoas que ligam a TV no horário da manhã. Além disso, um terço do público do ‘PEGN’ aos domingos já tinha o costume de acompanhar a grade da TV Globo nas manhãs de sábado. Desta forma, o programa estenderá a programação com informações úteis, acionáveis e relevantes sobre o mercado de trabalho e ideias empreendedoras para todos os brasileiros. “Ele passará a ir ao ar em novo horário, recebendo de um público com maior afinidade com o conteúdo e um trilho de audiência mais interessante e competitivo”, complementa Leonora.

Nesta edição de estreia, o Pequenas Empresas & Grandes Negócios apresenta o Calendário do Empreendedor em um novo formato, com dicas e informações relevantes para impulsionar os negócios ao longo do ano. Com linguagem mais dinâmica, inspirada nos vídeos mais vistos das redes sociais, o quadro traz Pedro Lins imerso neste universo, com um conteúdo pronto para ser compartilhado e viralizar. E como musa do carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo, a apresentadora Sabrina Sato dá dicas valiosas para a data.

O PEGN viaja até a Serra do Navio, no Amapá, para mostrar como a cidade está renascendo a partir de novas vocações econômicas. Vamos conhecer histórias inspiradoras de empreendedores que estão transformando a realidade local e apostando no turismo e na gastronomia para impulsionar o desenvolvimento da região.

O programa também traz dicas práticas para aumentar as vendas com pequenas mudanças na organização de lojas, e mostra como a tecnologia está revolucionando a pecuária, com um sistema inovador de pesagem de gado que utiliza câmeras 3D e inteligência artificial. Acompanhe ainda a história de superação de Sheila Rocha, que transformou um restaurante abandonado em um ponto de encontro charmoso e acolhedor em São Paulo.

Fechando a edição, o talento de Gabriel Fernandes, um jovem artista de Caicó (RN) que faz sucesso com suas colagens criativas. O tema continua com uma integração da história no ‘É de Casa’, que vai receber uma colagem exclusiva do jovem artista e empreendedor para ser incorporada ao cenário do programa.

Não perca a estreia do PEGN em seu novo horário, neste sábado, 1º de fevereiro, às 7h50, na TV Globo. O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ tem direção geral de Bianca Lopes, produção executiva de Gabriel Jacome, coordenação de produção de Aline Gutierrez e redação final de Cristiane Ballerini.

Confira abaixo um bate-papo com a diretora Bianca Lopes e o apresentador Pedro Lins, sobre as novidades que estão por vir:

Entrevista com Bianca Lopes, diretora do PEGN: 


Com a mudança de grade para as manhãs de sábado, o Pequenas Empresas & Grandes Negócios prevê mudanças também em sua estrutura?  

A missão do PEGN se mantém: informar, dar dicas e mostrar tendências do empreendedorismo brasileiro, acompanhando a jornada de quem movimenta a economia do país. Mas, haverá sim mudanças na estrutura, com quadros repaginados, como o Calendário do Empreendedor, e conteúdos mais ágeis, além de séries especiais sobre temas relevantes do mês e datas comemorativas.

E em relação ao conteúdo, haverá novidades com a mudança para os sábados? O PEGN explorará novos territórios? 

O programa continuará a mostrar a diversidade do empreendedorismo brasileiro, do artesanal ao tecnológico, de norte a sul do Brasil. A variedade de pautas será ampliada, com foco nas datas especiais que movimentam o mercado, como Dia das Mães e Páscoa, sempre com o objetivo de destacar a força e a criatividade do nosso povo. Se é empreendedorismo, está no PEGN.

Quais são as principais diferenças no perfil da audiência e como o programa pretende contemplá-las?   

A manhã de sábado pede um ritmo sem pressa. É dia de descanso para uns e de trabalho para muitos empreendedores. Então, vamos concentrar em passar o máximo de informações em um formato mais ágil, sem perder a essência de humanizar a jornada dos negócios. Buscaremos esse equilíbrio para que o público possa se informar e se entreter de casa ou com a televisão ligada enquanto seu negócio está funcionando. O Pequenas Empresas é um programa feito para quem empreende e quem quer empreender.

Entrevista com Pedro Lins, apresentador do PEGN: 

Como o programa pretende se conectar com o público, inclusive com a nova geração, os jovens, que podem se inspirar com o empreendedorismo desde cedo?

 

Assim como os empreendedores, estamos sempre mudando a nossa linguagem, o formato de contar as histórias, de mostrar as inovações, atentos às tendências de mercado. Mas sempre preservando nossa essência de informar e inspirar.

Olhando para 2024, qual o balanço que você faz da sua experiência à frente do Pequenas Empresas & Grandes Negócios? Quais foram os momentos mais marcantes, as histórias que mais te impactaram e os principais aprendizados?
Viajar o Brasil para mostrar a força dos empreendedores brasileiros tem sido uma experiencia incrível. É ter a oportunidade de presenciar como esses empresários colocam em prática criatividade, inovação, estratégias de marketing. Mas o ganho maior é ver de perto as transformações que o empreendedorismo traz para a vida dessas pessoas. Gente que voltou a sonhar, que pôde dar um futuro melhor para a família e que ajudou no crescimento da comunidade através dos negócios. 

Em 2024 foram muitos momentos marcantes. Conhecer seu Alonso, de Balneário Rincão (SC), que inventou uma máquina de policorte aos 82 anos; dona Telma, moradora de Cabaceiras – Sertão da Paraíba, que está investindo em genética para melhorar a produção de leite de cabra; Luz Silva, de Olinda (PE), que investiu em multiplataformas para conectar sacoleiras de todo o Brasil e desenvolver com elas técnicas de vendas; Carolina, de Igarapé Açu (PA), que criou uma moeda verde para ajudar o meio ambiente e fortalecer os negócios da cidade; são alguns exemplos de quem faz a economia desse país girar e nos mostra como é possível se reinventar mesmo diante de tantos desafios para empreender no Brasil.

O PEGN sempre traz temas relevantes para o empreendedor brasileiro. Quais foram os assuntos que mais chamaram a atenção do público em 2024?   Tecnologia e inovação foram assuntos muito procurados em 2024. Empreendedores que estão buscando se atualizar, criar produtos, investir em tecnologia para atrair e fidelizar clientes. O programa mostrou o crescimento de startups e negócios de impacto social. Inclusive, esse foi o destaque que o PEGN, junto com a ExpoFavela, mostrou num reality exibido em parceria com o É de Casa, reforçando o nosso papel de levar informação para os empreendedores, insights de boas ideias, mostrar o que é mais atual no mundo dos negócios e ajudar a construir uma sociedade mais sustentável.

O programa também tem um papel importante em inspirar novos empreendedores. Que mensagem você deixa para quem sonha em abrir o próprio negócio em 2025?

Eu vou usar aqui as palavras dos empreendedores que conheci ao longo de 2024 viajando com o PEGN: comece com um planejamento. Tente estruturar o negócio. Coloque no papel o que você quer fazer, para quem você quer vender. Pense se esse é o setor que, para além de gostar, você conhece bem. Busque formação, seja criativo, busque parceiros. E acompanhe o Pequenas Empresas e Grandes Negócios porque é um excelente aliado para ajudar o empreendedor a crescer.

Com informações da Comunicação Globo – Foto: Globo