Operação elimina 13 focos do mosquito da dengue em Foz
Operação elimina 13 focos do mosquito da dengue em Foz
A operação especial do Comitê Municipal de Combate à Dengue, em Foz do Iguaçu, resultou na eliminação de 13 criadouros do mosquito Aedes aegypti e notificou oito imóveis por irregularidades.
Durante a ação, nove endereços foram inspecionados. Desses, quatro apresentaram focos de dengue e cinco foram notificados por falta de asseio. A operação teve como objetivo identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Fiscalização e áreas visitadas
Dos imóveis vistoriados, um estava localizado na região central e outro no bairro Três Bandeiras. Os demais ficavam nas regiões do Porto Meira e Campos do Iguaçu. A inspeção também incluiu imóveis fechados e abandonados, que já haviam apresentado acúmulo de lixo e resistência à fiscalização em ações anteriores.
As vistorias seguiram o que determina a Lei Federal nº 13.301/2016, que autoriza o ingresso em imóveis para o combate a doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Ações integradas e orientação à população
A operação foi coordenada pela Secretaria de Finanças e Orçamento, por meio da Diretoria de Fiscalização, com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Defesa Civil e Divisão de Fiscalização de Posturas (DVFPO). A medida faz parte das ações emergenciais e preventivas para conter o avanço da dengue na cidade.
A Prefeitura de Foz reforça a importância da colaboração dos moradores. É essencial permitir a entrada dos agentes, manter quintais limpos e eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada.
Como denunciar focos de dengue
Denúncias sobre imóveis abandonados ou com suspeita de focos do mosquito podem ser feitas diretamente ao CCZ pelo telefone (45) 2105-2828 ou à Ouvidoria Municipal pelo número 156.
Veja também outras ações de combate à dengue em Foz do Iguaçu no Blog do Lago.
Mais informações sobre medidas de prevenção podem ser consultadas no site do Ministério da Saúde.
Com informações da PMFI – Foto: Divulgação








