Onça-parda recebe alta do Hospital Veterinário da Unipar e será solta em STI!
A onça-parda (Puma concolor), uma fêmea jovem adulta de 22 kg, recebeu alta médica nesta manhã (9) do Hospital Veterinário da Universidade Paranaense (Unipar), no Campus II, em Umuarama. O animal passou por uma cirurgia de amputação da cauda necrosada na última segunda-feira (2) e, desde então, estava sob os cuidados dos médicos veterinários da instituição.
O procedimento foi realizado pelo professor Salviano Tramontin Bellettini, com o apoio de alunos da universidade. “A onça passou por uma caudectomia, e cuidamos da ferida cirúrgica, que agora está completamente cicatrizada. O animal foi entregue ao Instituto Água e Terra (IAT) para que tome as providências necessárias para sua destinação final”, afirmou Bellettini. Exames de hemograma também foram feitos para avaliar a saúde do felino.
A onça será solta em Santa Terezinha de Itaipu, em uma fazenda onde será acompanhada por especialistas durante sua adaptação. A falta da cauda pode afetar o equilíbrio do animal em escaladas, exigindo um monitoramento cuidadoso nesse período inicial.
O animal foi encontrado ferido na segunda-feira (2) da semana passada, no alto de uma árvore em uma área de chácaras de Umuarama. O resgate contou com a participação do IAT, do Batalhão da Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) e dos veterinários da Unipar, e foi realizado de forma segura para garantir o bem-estar da onça.
Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181. Para casos de animais feridos ou mantidos de forma irregular, cidadãos devem acionar a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou a Polícia Militar do Paraná.
Com informações da Assessoria Unipar – Fotos: divulgação