O Projeto de Lei 2269/22, já aprovado pelo Senado, permite que certidões de nascimento sejam emitidas sem a necessidade de comprovar o estado civil dos pais. A ideia é diminuir a burocracia para o registro civil das crianças.
O texto, agora em análise na Câmara dos Deputados, altera a Lei de Registros Públicos. Atualmente, os pais que não são casados ou vivem em regime de união estável devem comparecer ao cartório e comprovar o estado civil.
“Com a mudança, bastará que eles se apresentem como pai e mãe biológicos da criança nascida viva, assegurando ao bebê o principal documento para exercício da cidadania”, defendeu o autor da proposta, o ex-senador Luiz Pastore (ES).
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto, já aprovado pelo Senado, também terá de ser aprovado pela Câmara.
Da Reportagem/RM
Edição – Natalia Doederlein
Com informações da Agência Senado
Santa Terezinha de Itaipu deu um passo importante rumo à inovação tecnológica e à segurança digital ao discutir, nesta terça-feira, a implantação de um projeto-piloto de defesa cibernética no…
#INFLUENZA ⚠️💉 Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece neste sábado em Itaipulândia A Secretaria Municipal de Saúde de Itaipulândia realiza neste sábado (26), uma campanha de vacinação contra a…
Parceria entre AME-STI, Sala do Empreendedor e Secretaria de Indústria fortalece o empreendedorismo Na noite da última terça-feira (22), a Escola do Trabalho de Santa Terezinha de Itaipu foi palco…
Dia da Terra: Itaipu celebra ações ambientais do Refúgio Bela Vista O Dia da Terra, comemorado em 22 de abril, é um convite à reflexão sobre a preservação do…
A Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Papa Francisco. Sua trajetória foi marcada pela humildade, fé e defesa dos mais necessitados. Nos unimos…
✝️ Auto da Paixão de Cristo: Medianeira apresenta o maior espetáculo ao ar livre do Paraná 📍 Neste domingo de Páscoa (20), às 19h30, Medianeira será palco do maior espetáculo…
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.