Nova Lei Combatendo Bullying: Gestão Escolar Pode Ser Punição! 📚⚠️

Deputado Gilvan Maximo fala ao microfone

O Projeto de Lei 1367/24 pune gestores educacionais que se omitem ou negligenciam casos de bullying escolar. O texto cria um protocolo para obrigar professores, diretores e demais funcionários da escola a notificarem a coordenação pedagógica sobre a prática de bullying.

Pela proposta, a coordenação pedagógica deverá montar um banco de dados sobre os casos de bullying e cyberbullying praticados no ambiente escolar com as seguintes informações da criança vítima de bulliyng e do agressor:

  • etnia;
  • idade;
  • gênero;
  • violência sofrida;
  • local da violência;
  • se pertencem à mesma turma;
  • série escolar; e
  • perfil socioeconômico.

Aviso aos pais
O projeto também obriga a coordenação pedagógica a notificar, presencialmente ou por videochamada, tanto os pais ou responsáveis da criança vítima de bullying ou cyberbullying com os da criança que praticou a violência.

Em caso de reincidência, o texto determina que o conselho tutelar seja acionado para acompanhar o caso.

Em casos de racismo, homofobia, xenofobia e discriminação contra pessoas com deficiência, além de notificar os pais da vítima e do agressor, e o conselho tutelar, a escola deverá registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil.

O projeto proíbe a coordenação pedagógica e demais profissionais que atuam na escola a desestimularem a vítima e seus familiares a prosseguir com a denúncia na polícia ou na justiça.

Punição
Se os gestores escolares não notificarem os pais e os órgãos competentes, poderão incorrer no crime de omissão, previsto no Código Penal. A pena será aplicada em dobro, se da omissão resultar lesão corporal; e em triplo, se resultar em morte, estupro ou óbito por lesão autoprovocada.

O autor do projeto, deputado Gilvan Maximo (Republicanos-DF), afirma que a normalização do bullying por parte da sociedade brasileira ainda é parte de uma cultura que tenta minimizar o sofrimento de crianças e adolescentes no Brasil. “Em muitos casos, os pais não são sequer notificados de que seus filhos estão praticando este tipo de violência contra outro alunos.”

O deputado relembra o caso de um menino de 13 anos, vítima de bullying, que morreu após ter sido agredido por estudantes na escola em que estudava, em Praia Grande (SP). “[O pai da vítima] disse que procurou a direção da unidade de
ensino, mas foi desprezado no local.”

O parlamentar afirma que o projeto busca punir a omissão de quem devia ter “tomado decisões que poderiam evitar o agravamento da violência”. Maximo alerta ainda que o bullying pode causar ansiedade, depressão, evasão escolar, automutilação e suicídio.

Próximos passos
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação; Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Related Posts

Chegou a hora de dar o destino certo ao seu lixo eletrônico!
De 05 a 07 de junho, das 9h às 17h, a Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, em parceri

Campanha de recolhimento de lixo eletrônico começa em 5 de junho

Campanha de recolhimento de lixo eletrônico começa em 5 de junho Campanha de recolhimento de lixo eletrônico começa em 5 de junho A campanha de recolhimento de lixo eletrônico promovida…

Leia Mais!
Entrega de novos uniformes escolares começa nesta sexta-feira em Entre Rios do Oeste

A partir de amanhã, sexta-feira (23), o município de Entre Rios

Uniformes escolares: 700 alunos de Entre Rios do Oeste receberão kits a partir de amanhã

  Uniformes escolares: 700 alunos de Entre Rios do Oeste receberão kits a partir de amanhã   A partir desta sexta-feira (23), começa a entrega dos uniformes escolares para os…

Leia Mais!
As inscrições para as aulas de balé estão abertas!
Uma oportunidade linda para nossas crianças se expressarem por meio da dança! 

 As aulas acontece

Aulas de Balé em Diamante do Oeste: Inscreva Sua Criança Já!

Aulas de Balé em Diamante do Oeste: Inscreva Sua Criança Já!   As aulas de balé em Diamante do Oeste estão com inscrições abertas! Uma oportunidade especial para as crianças…

Leia Mais!
Cicloturismo no Paraná: Rota das Catedrais vai atrair 1,3 mil ciclistas neste sábado

Rota das Catedrais 2025: 7 Motivos para Participar da Maior Prova de Mountain Bike do Paraná

Rota das Catedrais 2025: 7 Motivos para Participar da Maior Prova de Mountain Bike do Paraná   Acontece neste sábado (24) a Rota das Catedrais 2025, evento de cicloturismo que…

Leia Mais!
Município de Guaíra promove ação de coleta seletiva em prédios e condomínios

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Agropecuária, Infraestr

Guaíra lança campanha com coleta seletiva em 10 prédios e condomínios

  Guaíra lança campanha com coleta seletiva em 10 prédios e condomínios Guaíra, por meio da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, promove entre os dias 2 e 9…

Leia Mais!
Primeira onda de frio chega ao Paraná semana que vem com termômetros perto de 0ºC

Frio no Paraná: 7 fatos sobre a chegada da massa polar em junho

  Frio no Paraná: 7 fatos sobre a chegada da massa polar em junho Frio no Paraná promete marcar o início do inverno com força total. Uma massa de ar…

Leia Mais!