Ministro decide sobre horário de verão: adiamento ou volta?

Horário de verão: medida pode ficar para 2025

Sob pressão de muitos setores — bares, restaurantes, aviação — e da sociedade civil, o Ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira deixou para a semana que vem a decisão sobre a volta ou não do horário de verão. Em reunião esta semana com diretores do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Silveira disse que a medida só será adotada se for imprescindível para a economia de energia. 

Segundo o ministro, a volta do horário de verão é um tema transversal, que não pode ser avaliado apenas do ponto de vista da economia, mas também levando em conta as necessidades da sociedade e do setor produtivo. 

Empresas aéreas comemoram 

Diante da fala do ministro Silveira de que a medida só será tomada se for realmente necessária e que ainda pode ficar para o ano que vem, as empresas aéreas reagiram. Segundo representantes do setor de aviação, é preciso um prazo de seis meses para que sejam feitos ajustes de horários e conexões entre os voos.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), em nota, informa que “a entrada súbita do horário de verão causará, por parte das empresas aéreas brasileiras, alterações de horários em cidades brasileiras e internacionais que não aderem à nova hora legal de Brasília. Isso mudará a hora de saída/chegada dos voos, podendo gerar a perda do embarque pelos clientes por apresentação tardia e eventual perda de conectividade.”

Ainda segundo a ABEAR, a possibilidade de adiamento da medida para 2025 está alinhada ao princípio da previsibilidade, fundamental para ajustar questões logísticas e operacionais.

Horário de verão

Desde 2019, no então governo Bolsonaro, o horário de verão deixou de ser instituído. O horário de verão consiste em adiantar os relógios em uma hora. Na prática, acordamos com o sol mais fraco e “ganhamos” uma hora a mais de sol no fim do dia. 

Com informações do Brasil 61 – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Related Posts

ChatGPT Image 5 de mai. de 2025 19 44 26

🧒 Direitos da Criança e do Adolescente: Proteção Integral e Prioridade Absoluta

  Nosso compromisso com a infância e juventude é inegociável! No Brasil, os direitos da criança e do adolescente são garantidos pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de…

Leia Mais!
ChatGPT Image 5 de mai. de 2025 19 20 10

5 ações no Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil

  O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, é um marco importante para mobilizar toda a sociedade…

Leia Mais!
Pacuri perde jogador expulso, Nacional vence em casa e segue na vice-liderança

Nacional vence Pacuri e segue firme na briga pelo topo do Amador

O Nacional voltou a campo neste domingo (04) diante da sua torcida em Sub-Sede e garantiu mais uma vitória no Campeonato Amador Livre. Com um jogador a mais durante boa…

Leia Mais!
Com gol de Biro, Real vence o Incas e termina o turno como líder

3 vitórias e liderança tripla: Real domina o Amador em São Roque

  O mês de maio começou com **ótimas notícias para o Real de São Roque**, que assumiu a liderança nas três categorias do Campeonato Amador: Veterano, Sub-18 e Livre. Liderança…

Leia Mais!
Intermunicipais decidem, Celeste vence Oriental e se junta ao ‘pelotão de cima’ do Amador

Celeste vence Oriental por 3×0 e encosta na liderança do Amador

Na tarde deste domingo (04), o Celeste engatou sua segunda vitória consecutiva no Campeonato Amador, categoria Livre. A equipe comandada por Rubão venceu o Oriental por 3×0 fora de casa…

Leia Mais!
Real vence o União, segue sem sofrer gols e reassume a liderança do Sub-18

Real reassume liderança no Sub-18 e lidera três categorias

Bastou uma rodada para que o Real voltasse ao posto de líder no Campeonato Amador pela categoria Sub-18. O clube de São Roque lidera, no momento, as três categorias que…

Leia Mais!