Mercedes-Benz acelera para energia 100% renovável com nova parceria
A Mercedes-Benz do Brasil anunciou uma parceria com a Raízen Power no Projeto Dunamis, um dos maiores projetos de energia solar fotovoltaica no Rio Grande do Norte. A fabricante de caminhões e ônibus adquiriu participação na empresa que administra o projeto, que consiste em quatro usinas solares com capacidade total instalada de 117,54 MW. O projeto está localizado em Santana do Matos, no Rio Grande do Norte, e abrange uma área de 600 hectares.
O objetivo dessa parceria é permitir que a Mercedes-Benz utilize 100% de energia renovável em suas fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG). Essa iniciativa faz parte da estratégia global da Daimler Truck, empresa controladora da Mercedes-Benz, para atingir a neutralidade de carbono em suas fábricas até 2050.
A energia gerada pelas usinas solares do Projeto Dunamis ajudará a evitar a emissão de cerca de 20 mil toneladas de CO2 por ano. Isso equivale ao consumo de energia de 48 mil residências.
A parceria também inclui ações sociais na comunidade de Santana do Matos. A Raízen Power realizou reformas na iluminação da escola local, construiu abrigos em pontos de ônibus e forneceu energia gratuita para prédios da prefeitura. Além disso, o projeto gerou empregos e oportunidades de capacitação profissional em parceria com o SENAI.
“Essa iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil está totalmente alinhada com a estratégia de sustentabilidade ambiental da Daimler Truck, impulsionando a transformação da nossa indústria. Estamos trabalhando para atingir a neutralidade de CO2 em nossas fábricas pelo mundo e ainda reforça o nosso compromisso com a geração de energia limpa, redução de emissões e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Esta é mais uma das iniciativas que se conectam ao nosso compromisso com o Acordo de Paris”, destaca o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Achim Puchert.
Já o CEO da Raízen Power, Frederico Saliba, ressalta a importância da parceria para o crescimento da geração de energia renovável no país: “Temos um portfólio completo e integrado de soluções focadas em atender às necessidades do mercado. Avançar na parceria com a Mercedes-Benz nos permite, mais do que colaborar com a jornada de sustentabilidade da empresa, seguir avançando em projetos de energia solar que contribuem para o crescimento da geração renovável no país”.
A Mercedes-Benz do Brasil destaca outras iniciativas ambientais já em andamento, como o programa Aterro Zero, a Fazenda Urbana e a linha RENOV de peças remanufaturadas. O programa Aterro Zero evita o envio de cerca de 1 milhão de toneladas de resíduos para aterros sanitários por ano. A Fazenda Urbana, localizada na fábrica de São Bernardo do Campo, produz verduras orgânicas para consumo nos restaurantes da empresa. A linha RENOV oferece peças remanufaturadas com o mesmo padrão de qualidade dos produtos novos, reduzindo o descarte de materiais e a emissão de poluentes.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Com informações do Diário do Transporte – Foto: divulgação