Meninas do Lago e Prefeitura de STI discutem apoio ao projeto 🌊
Na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito de Santa Terezinha de Itaipu, Antônio Luiz Bendo (Bim), o vice-prefeito Dr. Pedro e a secretária de Esporte e Lazer, Edinéia Aparecida Rodrigues, receberam a equipe de remadoras Meninas do Lago (IMEL), de Foz do Iguaçu. O encontro marcou o início de discussões sobre futuros projetos de caráter esportivo e social, em parceria com o Poder Público.
As Remadoras Rosas, que contam com dezesseis remadoras itapuenses, aproveitaram o encontro para apresentar aos gestores o projeto, que reúne mulheres que enfrentaram o câncer de mama, uma das doenças que mais acomete e mata mulheres no mundo todo. O grupo integra o projeto Meninos do Lago e utiliza a embarcação Dragon Boat, também conhecida como Barco Dragão, para disseminar a mensagem sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
De acordo com a representante da equipe, Márcia Iuliano, diversos estudos científicos comprovam os benefícios da canoagem para a saúde das mulheres que enfrentaram o câncer de mama. “A prática oferece benefícios como a prevenção de linfedema, a redução de reincidências, a melhora na amplitude de movimento, além de aumentar a autoestima, o bem-estar, a autoaceitação e promover a inclusão social”, explicou.
Incentivo imediato e planos para o futuro
A remadora itaipuense Lesi Emília Boff, uma das participantes do projeto em Santa Terezinha de Itaipu, destacou que o maior desafio para as mulheres do município é o deslocamento até o local de treinamento, no Canal da Piracema, na Itaipu Binacional. Para solucionar essa questão, a Administração Municipal se comprometeu a fornecer transporte para as remadoras. Procuramos esse apoio, e o prefeito Bim nos acolheu com muito entusiasmo, reconhecendo a importância do projeto para a vida dessas mulheres”, comemorou.
Para a secretária de Esporte e Lazer, Edinéia Aparecida Rodrigues, a superação do câncer e a busca por qualidade de vida são inspirações para que projetos como este sejam ampliados e apoiados pelo Poder Público.
“O principal agora é garantir o transporte para que nossas remadoras possam treinar em Foz do Iguaçu. Mas já estamos pensando além disso, com a possibilidade de trazer uma extensão desse projeto para Santa Terezinha, incluindo outras atividades físicas”, prevê.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação