Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Irmão Miguel Febres: De Deficiência a Grande Educador Santo

    Origens
    Francisco foi seu nome de batismo. Alcançou os santos altares como Irmão Miguel, santo missionário, entre a juventude nas escolas. Nasceu no Equador em família nobre e de forte tradição cristã. O pai foi professor universitário; e o avô foi general do exército, venerado como herói nacional.

    Saúde física e ação sobrenatural
    Em suas pernas, tinha uma deformação de nascença. O garoto começou a andar apenas aos 5 anos. O fato aconteceu diante de uma visão extraordinária: ele e sua mãe viram “Nossa Senhora do Manto Azul” na roseira do jardim, o que impulsionou o garoto Francisco, hoje Irmão Miguel Febres, a dar os primeiros de muitos outros passos que daria.

    Chamado à vida religiosa
    Miguel foi um dos primeiros alunos do “Colégio dos Irmãos”, como era conhecida a escola conduzida pela Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs no Equador. Logo ele se apaixonou pela vida daqueles irmãos e missionários, sentindo-se chamado para ser um deles. Seus pais eram cristãos, porém, em nenhum momento o apoiavam no seguimento da vocação religiosa, pois ambicionavam uma profissão honrosa para seu filho. O jovem esperou 14 anos para, em 1868, vestir o hábito religioso. A oposição paterna reacendeu-se de forma violenta, não suportando a decisão do filho, cortou totalmente os laços com Miguel.

    Frase do santo
    “Desde cedo, intui que a educação é tudo para o homem e que a missão de educar é a mais nobre para a humanidade e para a Igreja.”

    Doação de seus talentos e habilidades
    Dedicou 26 anos de sua vida na missão de educar, e foi o que o santificou. Preferiu-a ao sacerdócio, que lhe ofereciam como sutil tentação. Foi incomparável gramático e filósofo, zeloso catequista, grande escritor e poeta, sobretudo cantando as honras à Mãe Imaculada. Em 1892, foi aclamado por unanimidade como membro da Academia Equatoriana da Língua.

    Destaque nos Lassalistas
    O primeiro religioso equatoriano da Congregação dos Irmãos de La Salle ou Irmãos Lassalistas, em 1907, trabalhou arduamente em textos escolares, que dariam subsídios para toda a Congregação. Além do Equador, viveu e trabalhou em Paris (França), na Bélgica e em Premiá de Mar (Espanha).

    Última frase
    Em 1910, ele parte para a glória, santa e serenamente, rodeado por seus Irmãos. Suas últimas palavras foram: “Jesus, José e Maria, eu vos dou o meu coração e a minha alma”.

    A “Congregação do Santo” no Brasil
    A presença Lassalista no Brasil iniciou em 1907. As unidades educativas e de assistência social em que os Irmãos atuam estão presentes em nove estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo a mais de 47 mil alunos com o trabalho de mais de 5 mil educadores.

    Oração 
    “Ó Deus onipotente e eterno, que em São Miguel Febres Cordeiro, deste à tua Igreja um ilustre educador de crianças, concede-nos que, imitando a sua dedicação exemplar, saibamos acompanhar com bondade os jovens para os dirigir a ti.”

    A minha oração
    “Senhor Jesus, são tantos os profissionais que doam-se por uma humanidade melhor, em especial os educadores, professores e pedagogos. Senhor, muitos deles são desprezados e desvalorizados. Te peço, por intercessão de Santo Irmão Miguel Febres, que guarde para cada um desses, as glórias da vida eterna. Amém.”

    São Miguel Febres, rogai por nós!

    Fontes:

    • Martirológio Romano
    • Liturgia das Horas
    • Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs – irmaosdelasalle.org
    • Livro “Um santo para cada dia” – Mário Sgarbossa – Luigi Giovannini [Paulus, Roma, 1978]
    • Livro “Relação dos Santos e Beatos da Igreja” – Prof Felipe Aquino [Cléofas 2007]

    Outros santos e santas celebrados em 09 de fevereiro:

    • Santa Apolónia, virgem e mártir, morreu em Alexandria, no Egipto, queimada a renegar a fé [† 250]
    • Santos Primo e Donato, diáconos e mártires, mortos por hereges quando defendiam o altar na Argélia [† 361]
    • São Marão, eremita na Síria [† 423]
    • São Telo, bispo e abade no País de Gales [† 560]
    • São Sabino, bispo na Itália e amigo de São Bento, militante conta heresia monofisita [† 566]
    • Santo Ansberto, abade e bispo na França [† 695]
    • Santo Altão, abade, natural da Irlanda, construtor de mosteiro na Alemanha [† s. VIII]
    • São Rainaldo, bispo e monge na Itália [† 1222]

    Pesquisa e Redação:
    Fernando Fantini – Comunidade Canção Nova

    Com informações da Canção Nova – Foto: divulgação