Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Irmã Terezinha é homenageada em Foz do Iguaçu por acolher migrantes

Irmã Terezinha é homenageada em Foz do Iguaçu por acolher migrantes

A vida dedicada ao acolhimento de migrantes e refugiados rendeu um importante reconhecimento à irmã Terezinha Maria Mezzalira. Ela recebeu o Título de Cidadã Honorária de Foz do Iguaçu, em cerimônia realizada na última segunda-feira (16), durante evento promovido pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

A proposta da honraria é de autoria do vereador Adnan El Sayed (PSD), que destacou o trabalho da religiosa junto aos migrantes na região de fronteira. “A senhora ajuda no dia a dia os migrantes que chegam aqui. Viva a Irmã Terezinha, muito obrigada por tudo o que foi feito com tanto amor e dedicação”, afirmou o parlamentar.

Uma vida dedicada à missão scalabriniana

Irmã Terezinha ingressou na congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas em 1978, em Passo Fundo (RS). Desde então, tem se dedicado à missão de acolher, proteger e integrar pessoas em situação de migração. Sua trajetória inclui atuações em Ciudad del Este, Assunção e Porto Alegre.

Em 2008, ela chegou a Foz do Iguaçu com a missão de inaugurar e coordenar a Casa do Migrante. Desde então, tornou-se referência em acolhimento humanitário na Tríplice Fronteira, região onde os fluxos migratórios são constantes e complexos.

Atendimento humanizado e de grande alcance

Sob sua coordenação, a Casa do Migrante passou a funcionar como uma porta de entrada segura e acolhedora para milhares de pessoas em busca de amparo. O serviço é realizado em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, Cáritas, universidades como Unila, UDC e Unioeste, além de entidades da sociedade civil e forças de segurança.

Em média, são realizados entre 400 e 450 atendimentos presenciais por mês, além de orientações remotas para um número semelhante de pessoas, o que ultrapassa 900 atendimentos mensais.

Gratidão e compromisso

Durante o evento, Irmã Terezinha agradeceu o reconhecimento e reforçou que o trabalho é coletivo. “Quero agradecer ao vereador Adnan pela homenagem e a todos os parlamentares, à Unila e a todos os voluntários. E quero dizer que se a Casa do Migrante está realizando esse trabalho é porque vocês estão conosco”, declarou.

O reconhecimento oficial reforça a importância do trabalho da religiosa e da rede de apoio que ela representa para quem chega à cidade em busca de recomeço.

irmã terezinha maria mezzalira, cidadã honorária foz do iguaçu, casa do migrante foz, acolhimento migrantes foz, unila evento migração, vereador adnan el sayed, scalabrinianas foz do iguaçu, migrantes e refugiados foz, casa do migrante tríplice fronteira, atendimento humanitário foz, homenagem religiosa foz do iguaçu, cidadania honorária 2025 foz, integração migrantes foz, apoio ao migrante foz do iguaçu, trabalho social fronteira

 

Com informações da Diretoria de Comunicação – Foto: Silvio Vera

Foz do Iguaçu por acolher migrantes">