II Concurso de Artesanato Sustentável dos Municípios Lindeiros
O II Concurso de Artesanato Sustentável dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu entra em uma nova etapa: o julgamento das peças inscritas. Nesta fase, 19 participantes concorrem com 23 trabalhos distribuídos em três categorias.
Inscrições e categorias
Inicialmente, 52 pessoas se inscreveram, mas apenas aquelas que participaram de pelo menos 50% das oficinas puderam submeter seus trabalhos. Quatro participantes possuem peças em duas categorias. Confira a distribuição:
- Artesanato sustentável com materiais recicláveis: 12 trabalhos
- Artesanato com materiais da natureza e retirados de forma sustentável: 4 trabalhos
- Artesanato com materiais industrializados certificados e sustentáveis: 7 trabalhos
Jurados especialistas
O julgamento será realizado por profissionais renomados fora da região lindeira:
- Juliana Tonin: artista da visualidade da cena, atriz, figurinista de cinema, ilustradora e agente regional de cultura da Secretaria de Cultura do Paraná.
- Renata Carleial de Casimiro: arquiteta, Mestre em Museologia e Patrimônio, servidora do Instituto Brasileiro de Museus e integrante do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Paraná.
- Ana Paula Jacques: gerente de Projetos na Embratur, pós-doutora em turismo e doutora em sustentabilidade, professora e chef no IFB, atua na valorização cultural e promoção turística do Brasil.
Sobre o concurso
O evento é promovido pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e Itaipu Parquetec, com apoio da Adetur Cataratas e Caminhos, Sebrae, Rede de Cooperação do Artesanato e Itaipu Binacional. O diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, destaca que “a economia criativa e o turismo são vetores estratégicos de desenvolvimento territorial, geração de renda e fortalecimento da cadeia produtiva”.
Premiação e próximos passos
Os vencedores de cada categoria receberão R$ 4 mil via Pix e uma visita técnica a atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, com foco na comercialização de souvenirs artesanais. A divulgação dos produtos pré-selecionados ocorrerá em breve, e a exposição final, junto à cerimônia de premiação, está marcada para 7 de dezembro de 2025, no Mercado Público Barrageiro.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação