Ibovespa tem 6ª queda seguida e fecha aos 135.290 pontos
Ibovespa tem 6ª queda seguida e fecha aos 135.290 pontos
O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou a última sessão com queda de 0,66%, passando para 135.290 pontos.
Apesar de começar a série de recuos a partir do maior patamar histórico (141 mil pontos), o movimento marca a sexta perda consecutiva, algo que não ocorria há mais de um ano. A última vez que o índice apresentou queda por tantos dias seguidos foi entre 28 de maio e 5 de junho de 2024.
Tensões comerciais com EUA afetam o mercado
A sequência negativa foi influenciada pelo aumento das tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos. O anúncio do ex-presidente Donald Trump sobre tarifas de até 50% para produtos brasileiros elevou o nível de incerteza e fez crescer a aversão ao risco, pressionando o desempenho do mercado acionário.
Ações com maior e menor desempenho no Ibovespa
Maiores altas do dia:
- Petz (PETZ3): +4,93%
- Hapvida (HAPV3): +3,03%
Maiores quedas do dia:
- BRF (BRFS3): -4,55%
- Telefônica Brasil (VIVT3): -3,08%
Volume negociado na B3
O volume financeiro movimentado na B3 nesta sessão foi de R$ 18,8 bilhões, número que confirma o alto nível de negociação mesmo em momentos de incerteza.
Você pode acompanhar os dados atualizados no site oficial da B3.
O que é o Ibovespa e como ele funciona
O Ibovespa é o principal termômetro do mercado de ações brasileiro. Calculado pela B3, representa uma carteira teórica composta pelos papéis mais negociados da bolsa. Essa seleção é baseada em critérios de liquidez e volume financeiro, e costuma refletir cerca de 80% das operações realizadas diariamente no mercado à vista.
O que é a B3?
A B3 – Brasil, Bolsa, Balcão é a principal bolsa de valores do Brasil, com sede em São Paulo. Atua como a plataforma oficial para negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio, entre outros ativos financeiros.
Reconhecida como uma das maiores bolsas do mundo em infraestrutura, a B3 oferece soluções que abrangem desde a negociação até o registro, custódia e liquidação, com tecnologia robusta e integração com o mercado financeiro global.
Com informações do Brasil 61 – Foto: Brasil 61