Ibovespa sobe 1,66% e fecha aos 138.414 pontos impulsionado por dados de inflação
Ibovespa sobe 1,66% e fecha aos 138.414 pontos impulsionado por dados de inflação
O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou o pregão desta terça-feira (13) em alta de 1,66%, alcançando 138.414 pontos. O movimento foi impulsionado por dados de inflação abaixo do esperado no Brasil e nos Estados Unidos, além da valorização das commodities.
No cenário interno, o IPCA de julho apresentou alta de 0,26%, abaixo da mediana projetada pelo mercado. Já no exterior, o índice de preços ao consumidor norte-americano (CPI) veio em linha com as expectativas, reduzindo o temor de novos aumentos de juros pelo Federal Reserve e fortalecendo as apostas em cortes ainda no segundo semestre.
Ações com maior alta e queda no Ibovespa
Maiores altas do dia:
- BRB PNA (BPAC5): +14,11%
- REEVE ON (RVEE3): +13,04%
Maiores quedas do dia:
- PARANAP (GEPA3): -8,25%
- NATURA (NATU3): -7,98%
Volume financeiro na B3
O volume total negociado na B3 nesta sessão somou R$ 24,1 bilhões.
Entenda o Ibovespa
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele representa a média de desempenho das ações mais negociadas, considerando critérios como volume e liquidez. Sua carteira teórica concentra aproximadamente 80% do volume financeiro movimentado no mercado de ações.
O que é a B3
A B3 é a bolsa de valores oficial do Brasil, localizada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros, estando entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
Confira também: Quanto rende R$ 1 mil na poupança hoje
Com informações do Brasil 61 – Foto: Brasil 61