Ibovespa recua 0,69% com tensão no mercado após nova tarifa dos EUA
Ibovespa recua 0,69% com tensão no mercado após nova tarifa dos EUA
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, fechou a sessão desta quarta-feira (30) em queda de 0,69%, encerrando o dia aos 133.071 pontos.
O recuo refletiu a reação do mercado à nova ordem executiva assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que elevou para 50% a tarifa sobre produtos brasileiros. Alguns itens, como laranja, suco de laranja, petróleo, celulose, produtos de energia e peças de aeronaves ficaram de fora da medida, mas a tensão ainda permanece entre os investidores, gerando cautela nos negócios.
Ações com destaque no pregão
Maiores quedas do dia:
- RDVC CITY ON NM (CCTY3): -12,90%
- MARFRIG ON NM (MRFG3): -10,20%
Volume financeiro negociado
O volume total movimentado na B3 hoje foi de R$ 21,3 bilhões, abaixo da média recente, o que reforça o clima de incerteza no mercado.
Mais detalhes sobre o pregão estão disponíveis no site oficial da B3.
Entenda o que é o Ibovespa
O Ibovespa é o principal indicador do desempenho do mercado de ações no Brasil. Ele é calculado com base em uma carteira teórica composta pelos papéis mais negociados da bolsa, considerando volume e liquidez. Essa carteira representa cerca de 80% do volume financeiro total das negociações no mercado à vista da B3.
O papel da B3 na economia
A B3 – Brasil, Bolsa, Balcão é a principal bolsa de valores do país, sediada em São Paulo. Ela é o centro oficial de negociação de ações, derivativos, títulos, câmbio e outros ativos financeiros no Brasil.
Reconhecida internacionalmente, a B3 atua em toda a cadeia de operações: negociação, pós-negociação, registro, custódia e fornecimento de tecnologia para o mercado financeiro.
Com informações do Brasil 61 – Foto: Brasil 61