Ibovespa fecha em leve alta e mercado segue cauteloso com cenário fiscal
Ibovespa fecha em leve alta e mercado segue cauteloso com cenário fiscal
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou a sessão desta quinta-feira (17) com leve alta de 0,04%, alcançando os 135.564 pontos.
Apesar da variação tímida, o mercado operou sob forte cautela. O principal motivo é o impasse em torno de medidas fiscais do governo federal, especialmente a proposta de aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que chegou a ser analisada pelo STF. Mesmo com sinais de recuo por parte do governo, investidores seguem atentos à falta de definições mais concretas e sustentáveis.
Outro fator que contribuiu para o clima de incerteza foi a tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos. A imposição de tarifas extras sobre exportações brasileiras de aço e alumínio trouxe impactos diretos nas ações de empresas ligadas a commodities e siderurgia, setores de peso no índice.
Ações com os maiores ganhos no pregão
- Fiac (FIEI3): +17,21%
- Renova (RNEW3): +15,00%
Ações com as maiores perdas no pregão
- Azul (AZUL4): -9,21%
- Sondotécnica (SOND5): -9,01%
Volume financeiro da B3 nesta sessão
O volume total negociado na bolsa foi de R$ 17,9 bilhões.
O que é o Ibovespa?
O Ibovespa é o principal indicador do desempenho médio das ações mais negociadas na B3. Ele serve como termômetro do mercado acionário brasileiro e é composto por uma carteira teórica que reflete cerca de 80% do volume financeiro negociado na bolsa.
O que é a B3?
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil. Com sede em São Paulo, ela reúne negociações de ações, títulos, derivativos, câmbio e outros ativos. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura tecnológica e valor de mercado.
Com informações do Brasil 61 – Foto: Brasil 61