Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Hacka Truck: Capacitação em Desenvolvimento de Aplicativos e IoT no PTI 🚚💻

    No dia 22 de março, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi palco do encerramento das atividades do Hacka Truck, um projeto itinerante de capacitação profissional para estudantes de Tecnologia da Informação. O evento foi marcado pela entrega dos certificados aos 21 alunos participantes.

    Dividido em duas turmas, com aulas realizadas tanto em formato EaD quanto presencial, o curso teve duração de 30 dias, e aconteceu entre os dias 20 de fevereiro e 20 de março deste ano. Ao todo, oito alunos foram formados na turma da tarde, enquanto 13 concluíram o curso no período noturno.

    Hacka Truck4

    O Hacka Truck estacionou suas atividades no PTI para ministrar um curso voltado para o desenvolvimento iOS para aplicativos móveis associados com a Internet das Coisas (IoT), em um ambiente maker. A ênfase foi dada a conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem.

    Os participantes foram alunos de graduação das instituições parceiras, sendo elas: IFPR, UNILA e UNIOESTE. Os estudantes foram selecionados através de um processo seletivo e puderam exercitar a criatividade, o senso crítico e a visão empreendedora dentro do laboratório móvel, que funcionou como sala de aula. Além da teoria, os alunos tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa e aprender a metodologia na prática, criando e desenvolvendo protótipos de aplicativos móveis.

    “Os alunos saem daqui preparados para o mundo da programação no sistema iOS“, afirma o Diretor Superintendente do PTI, Irineu Colombo. Segundo ele essa ação é uma representação significativa da missão do Parque. “Um ecossistema é um ambiente onde várias inteligências, sabedorias, sejam elas das universidades, dos pesquisadores, de várias instituições, se somam para achar soluções empresariais e tecnológicas para o mundo. E é exatamente o que vemos aqui nesta parceria com o Eldorado“, afirmou.

    Hacka Truck2 scaled

    Gabriel Rochmann, aluno do Hacka Truck, afirma ter ficado surpreso com a bagagem de conhecimento que adquiriu no decorrer do projeto. “Em um mês de projeto eu aprendi coisas que em um ano de faculdade não tinha aprendido, coisas práticas que vou levar para a vida. Eu tenho um projeto para desenvolver para a faculdade e agora eu vou conseguir aplicar todo esse conhecimento desenvolvendo algo voltado para iOS.”

    Na mesma linha, Nicole Paz considera toda essa experiência como aluna do projeto como um presente em sua vida profissional, pessoal e acadêmica. “Eu entrei aqui sem conhecer essa linguagem de programação, e já saí fazendo um projeto e com um aplicativo desenvolvido. Nós aprendemos tudo muito rápido com os desafios e a metodologia que utilizam. Conhecimento a gente leva para a vida inteira. E eu quero futuramente me aprofundar mais ainda nessa área, porque despertou muito meu interesse.”

    Edilson Almeida foi um dos primeiros alunos do Hacka Truck em 2015, e cinco anos depois, em 2020, teve a oportunidade de retornar ao projeto como instrutor. Neste ano, completando 4 anos nessa missão ele tem a certeza de que está no caminho certo. “Ver o tanto que o projeto evoluiu de 2015 até hoje me faz ter a certeza de que vamos continuar evoluindo cada vez mais e trazendo essas inovações aos alunos. Mesmo sendo um curso de curta duração os alunos saem daqui com carga técnica muito ampla.”

    O projeto ainda continua suas ações percorrendo instituições em diferentes estados do Brasil, como SENAC-SC,
    Hacka Truck3 scaled
    Sobre o HackaTruck MakerSpace

    Desde 2015, o Hacka Truck tem como objetivo oferecer capacitação profissional para estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, focando no desenvolvimento iOS para aplicativos móveis associados com IoT, em ambiente maker, com ênfase em conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem.

    Ao longo de sua trajetória, o Hacka Truck visitou 83 instituições de ensino superior brasileiras e capacitou gratuitamente 12.049 alunos em seu curso à distância em Lógica de Programação, Orientação a Objetos e Fundamentos de Swift. Além disso, 3.179 participantes foram capacitados em laboratório móvel e atividades remotas, abordando temas como programação Swift para Plataforma iOS, práticas de Cloud Services, Serviços Cognitivos e Internet das Coisas. O projeto também incentivou a criação de 640 protótipos de aplicativos.

    Os desafios da capacitação no Hacka Truck envolvem projetos que incentivam os alunos a pensar sobre temas importantes para a sociedade, como saúde, educação, indústria 4.0, varejo, segurança, mobilidade urbana e sustentabilidade.

    O projeto é parte dos projetos Residência em TIC 01 e 21, apoiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991. Sob coordenação da Softex no âmbito do Programa MCTI Futuro, a iniciativa é executada pelo Instituto de Pesquisas Eldorado e conta com o apoio tecnológico de empresas como Cisco, Flex, IBM e Apple, além de importantes parceiros como Bosch Rexroth, Dremel, Epson, IBM SkillsBuild, Mercedes, Norion, Sethi 3D e Truckvan.

    Com informações da Assessoria – Fotos: divulgação