Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Granizo e ventania: temporais devem atingir o Paraná nesta sexta


    Granizo e ventania: temporais devem atingir o Paraná nesta sexta


    Granizo e ventania no Paraná

    O Simepar e a Defesa Civil do Paraná emitiram alerta para o avanço de temporais com granizo e ventania nesta sexta-feira, 7 de novembro. As condições climáticas devem atingir grande parte do Estado, com maior atenção para as regiões Oeste, Noroeste, Sudoeste e parte do Norte do Paraná.

    Chuvas fortes voltam a atingir o Paraná

    Após dias de instabilidade, o Paraná segue enfrentando chuvas intensas durante a primavera. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma nova frente de temporais deve atingir o Estado entre sexta (07) e sábado (08), com risco de rajadas de vento acima de 80 km/h e queda de granizo.

    Na quarta-feira (05), um sistema de baixa pressão já havia provocado ventos fortes em diversas cidades. Em Altônia, as rajadas chegaram a 91,8 km/h, e em Guaíra, atingiram 82,4 km/h. O volume de chuva ultrapassou os 30 mm em municípios como Apucarana, Altônia e Guaíra antes das 11h da manhã.

    Trégua breve antes da nova frente fria

    De acordo com o Simepar, as instabilidades desta quarta perderam força ao longo do dia. Nesta quinta-feira (06), o tempo deve ficar mais estável, com chuvas fracas e isoladas apenas na região Leste e trovoadas pontuais no Noroeste e Norte. Porém, essa trégua será curta: os meteorologistas já confirmam o retorno das chuvas intensas a partir da sexta-feira.

    Temporais com granizo e ventania

    O boletim meteorológico atualizado pelo Simepar, em parceria com a Defesa Civil, indica que os temporais severos devem se formar entre o Sudoeste e o Oeste no início da tarde de sexta e se espalhar rapidamente para outras regiões do Estado. A previsão aponta:

    • Rajadas de vento acima de 80 km/h;
    • Precipitação de granizo em pontos isolados;
    • Muitas descargas elétricas;
    • Volumes de chuva entre 50 e 60 mm em curto intervalo de tempo.

    Essas condições aumentam o risco de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia. A Defesa Civil mantém áreas em atenção e recomenda que a população acompanhe os alertas e evite áreas abertas durante as tempestades.

    Como receber alertas da Defesa Civil

    O Simepar segue monitorando o avanço das instabilidades, e os avisos são repassados à população pela Defesa Civil. É possível acompanhar os alertas vigentes diretamente no site defesacivil.pr.gov.br/alertas-vigentes.

    Outra forma prática de receber notificações é enviando um SMS com o CEP da sua região para o número 40199. Após o envio, o sistema confirma o cadastro e passa a enviar mensagens automáticas sempre que há risco de temporais, vendavais ou outros desastres naturais.

    Para acompanhar atualizações sobre o clima no Oeste do Paraná, acesse a seção Meteorologia do Blog do Lago.

    granizo e ventania, temporais no Paraná, previsão do tempo, Simepar, Defesa Civil Paraná, tempestades no Paraná, chuva forte, alerta de temporais, granizo, ventos fortes, meteorologia Paraná, clima no Oeste do Paraná, Defesa Civil alertas, previsão de chuva, instabilidade climática



    Com informações da Assessoria – Foto: divulgação